Acompanhamento da revisão do Plano de Manejo da APA Rio Vermelho
Os técnicos da STCP Engenharia de Projetos Ltda, Mariana Calixto e Elifaz Oliveira, acompanhados dos engenheiros da Prefeitura, Victor Manuel Braga Medina e Paulo Roberto Schumacher, e da gestora da APA e coordenadora da comissão ambiental, Viviane Büttelbrun, estiveram na semana passada à campo, para reconhecimento da unidade de conservação (UC) e subsidiar a atualização do diagnóstico socioambiental da UC (Produto 03).
Nessa etapa do cronograma de trabalho, os profissionais coletaram e analisaram informações relevantes para a revisão e caracterização da UC, considerando tanto a região do entorno quanto as áreas que exercem influência sobre a APA ou são por ela influenciadas. A intenção é compreender as dinâmicas ambientais e sociais que impactam o território da APA, incluindo aspectos macrorregionais do bioma e o contexto ambiental em que a unidade de conservação está inserida.
O objetivo principal dessa etapa é construir um panorama real da situação da APA Rio Vermelho e fornecer subsídios para a revisão do Plano de Manejo. O diagnóstico socioambiental atualizado será um dos principais elementos abordados na oficina participativa de contribuição ao diagnóstico, que está programada para ocorrer em setembro. Essa oficina permitirá a participação e o envolvimento da comunidade local, de especialistas e de outros atores interessados, contribuindo para a construção de um Plano de Manejo mais completo e efetivo.
“A revisão do Plano de Manejo é procedimento técnico-administrativo que promove a alteração, supressão ou inclusão, geral ou pontual, de um ou mais elementos do plano de manejo, tais como normas, zoneamento, programas de manejo ou outros componentes, promovendo o uso sustentável da área de proteção ambiental”, comentou a diretora do departamento de Meio Ambiente, Viviane Büttelbrun.