Agricultura realiza visita técnica em Jaraguá do Sul

Agricultura realiza visita técnica em Jaraguá do Sul

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Bento do Sul esteve nesta quarta-feira (16) no município de Jaraguá do Sul, para conhecer mais do funcionamento de diversos serviços que a cidade oferta aos produtores rurais. A visita técnica teve como foco entender os procedimentos aplicados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da cidade, nas questões de atendimento veterinário, processos de gestão e armazenamento de dados.

O secretário de Agricultura, Paulo Zwiefka, esteve presente, juntamente com o responsável pelo setor de compras da pasta, Valmir Gonçalves Ribeiro, e da médica veterinária, Haline Laura Stiegler. Paulo destacou a importância dessa troca de experiências. “Procuramos sempre melhorar o serviço aos produtores, através de ajustes na legislação, equipamentos e equipe preparada. Conhecer mais de uma cidade do porte de Jaraguá do Sul nos possibilita visualizar onde podemos estar ainda mais adequados às necessidades da população e da Secretaria”, enfatizou. 

A equipe foi recebida pelo secretário da pasta, Marcos Voltolini, e pela veterinária responsável, que expuseram como funcionam alguns aspectos da prestação dos serviços, tecnologias e estrutura do órgão. Voltolini destacou que a cidade está de portas abertas para compartilhar suas experiências e que através de ajustes nos processos é possível atingir maior eficiência nos resultados dos trabalhos. Já o secretário de São Bento do Sul agradeceu a colaboração e receptividade.

Porteira Aberta

Um ponto aprofundado no diálogo diz respeito ao programa Porteira Aberta, onde a Secretaria de Agricultura realiza serviços nas propriedades que possuam Cadastro de Produtor Rural, a título de incentivo para a economia, através da utilização de veículos, máquinas, equipamentos e operadores, bem como serviços terceirizados de agrônomo, médico veterinário e outros. 

Conforme explica o secretário, recentemente houveram ajustes nas formas de subsídio. “Na concessão de qualquer benefício instituído, o Município fica autorizado a fornecer subsídio financeiro de 20% do total fornecido. Estes valores são provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, com intuito de fomentar o mercado do agronegócio, a partir dos trabalhadores do campo da nossa cidade”, comentou. 

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *