Análise da Defesa Civil revela que microexplosão atingiu Gaspar durante tempestades severas
Cidade registrou mais de 20 destelhamentos na tarde de segunda-feira (23) após ser castigada por temporal
A cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, contabilizou cerca de 30 ocorrências após um forte temporal na tarde desta segunda-feira (23). Em nota meteorológica, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que houve uma microexplosão no município.
De acordo com a prefeitura, foram 20 mm de chuva e ventos de 40 a 46km/h serem registrados em cerca 30 minutos, por volta das 16h. Os bairros mais atingidos foram Margem Esquerda, Santa Terezinha, Gaspar Mirim e Sete de Setembro.
Na manhã desta terça-feira (24), a Defesa Civil de Gaspar informou que segue acompanhando a situação das famílias atingidas. Segundo o órgão, a maior parte das ocorrências foi de destelhamento. Foram distribuídos 27 kits de lona para ajudar na cobertura de casas destelhadas.
Ao todo, o órgão confirmou dois alagamentos de pequena proporção, 23 destelhamentos, duas quedas de árvore, duas quedas de muro e uma queda de placa em via pública.
“A Defesa Civil segue monitorando o tempo, mas a princípio não temos previsão de grandes chuvas para os próximos dias”, afirmou a superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaína Medeiros.
Defesa Civil de Santa Catarina confirma microexplosão
Após análises de dados do Radar Meteorológico de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, foi possível confirmar que o vendaval que atingiu Gaspar nesta segunda-feira (23) foi uma microexplosão. Em Santa Catarina, o fenômeno climático passou por Xanxerê na semana passada.
Conforme a Nota Meteorológica da Defesa Civil, a microexplosão acontece quando a nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior. Em seguida, toda a água cai de uma só vez, fazendo com que uma corrente de vento em alta velocidade surja.
FONTE: nd+