APROVADO PROJETO QUE AUTORIZA A INSTALAÇÃO DO APARELHO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE MAMOGRAFIA

APROVADO PROJETO QUE AUTORIZA A INSTALAÇÃO DO APARELHO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE MAMOGRAFIA

A Câmara de Vereadores aprovou em Plenário o texto final do Projeto que autoriza a instalação do aparelho para realização exames de mamografia. Esse aparelho certamente contribuirá para o diagnóstico precoce do câncer de mama, podendo ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença. A mamografia é um exame com melhor custo benefício para a detecção precoce do câncer de mama.

Importante lembrar que a mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos das doenças são minimizados.
A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres. O exame de diagnóstico por imagem avalia o tecido mamário. O método, seja ele digital ou convencional, é composto por no mínimo quatro radiografias, sendo duas de cada mama. Neste sentido, caso a paciente tenha histórico familiar de câncer de mama ou alguma alteração em exames de imagem prévios o procedimento poderá ser solicitado mais precocemente.
Durante o procedimento, é possível detectar pequenas lesões e cânceres em estágios iniciais, assim também é possível detectar nódulos que não são identificados no autoexame ou nas consultas rotineiras.

Você sabia?
A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Então, aprovado o Projeto por unanimidade por entender que a cessão à Fundação Hospitalar de Rio Negrinho se faz viável ante a necessidade de profissionais habilitados para operar o aparelho, além de local adequado, considerando para tanto que o Hospital já possui um centro de imagem referenciado na região.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *