Assessor de Imprensa do Sicoob Central SC/RS é semifinalista do Prêmio Jabuti

Assessor de Imprensa do Sicoob Central SC/RS é semifinalista do Prêmio Jabuti

O assessor de Imprensa e Comunicação do Sicoob Central SC/RS, Celso Vicenzi, é semifinalista do Prêmio Jabuti, na categoria Livro Infantil. A obra “Voar na Imaginação”, da Arte Editora, foi escolhida como uma das 10 melhores na 65ª edição do mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Criado em 1959, premia autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que se destacam a cada ano.

O anúncio dos semifinalistas foi divulgado no dia 9 de novembro. Concorreram 4.245 obras em 21 categorias distribuídas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. No dia 21 de novembro serão anunciados os cinco finalistas de cada categoria e os vencedores serão conhecidos no dia 5 de dezembro, em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo.

“É a minha estreia na literatura infantil e estar entre os 10 melhores da categoria é um presente de Natal antecipado e um estímulo para seguir com o projeto de novos livros. Agradeço à minha companheira, a artista plástica Andrea Honaiser pelas lindas aquarelas dos pássaros, ao Tomás Honaiser Rostirola pela seleção de cantos das aves, à Arte Editora e todos que contribuíram com o projeto e compraram os livros”, disse Celso Vicenzi.

O livro

Jornalista e escritor, Celso Vicenzi entrelaça 48 pássaros de todos os biomas brasileiros num texto poético e bem-humorado, a partir dos nomes das aves, que provocam a imaginação. São nomes inventivos, bonitos, engraçados, líricos, com histórias que se combinam de uma maneira engenhosa, buscando estimular o conhecimento e provocar descobertas.

Segundo Celso Vicenzi, “os nomes dos pássaros nos conduzem a sonhar com histórias a partir das palavras que os nomeiam” e permitem “pairar sobre o universo de aves que sobrevoam o céu do Brasil”.

Celso, que é assessor de Imprensa do Sicoob Central SC/RS há 23 anos, diz que “atualmente, a maioria das crianças vive em cidades e tem limitado contato com a natureza. Até mesmo adultos, como eu, conhecem pouco sobre toda a imensa riqueza de flora e fauna do País. Os pássaros, por sua beleza de cores e cantos, nos levam a embarcar num voo de imaginação, humor e surpresas”.

O livro, de 56 páginas, contém ainda uma novidade: um QR Code que dá acesso ao site www.voarnaimaginacao.com.br, onde é possível ouvir o canto de cada um deles, em seleção de amostras sonoras do biólogo Tomás Honaiser.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *