ATIVIDADES NO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Na manhã de hoje, o CAPS de Rio Negrinho promoveu uma atividade na Praça do Avião em manifestação ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O evento teve como objetivo principal chamar a atenção para a necessidade de uma abordagem humanizada no tratamento de pessoas com transtornos mentais, além de combater o preconceito e a exclusão social, garantindo o direito desses indivíduos de receber cuidados em liberdade.
Através da reforma psiquiátrica, ocorreu um importante processo de fechamento gradual de manicômios e hospícios em nosso país. A Lei 10.216, que impulsionou essa reforma, propõe um novo modelo de saúde mental, com foco na proteção e nos direitos das pessoas que vivem com transtornos psíquicos, além de redirecionar o modelo assistencial nessa área.
Os CAPs, em suas diferentes modalidades, desempenham um papel estratégico na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), oferecendo atendimento prioritário a pessoas com sofrimento ou transtorno mental grave, incluindo aquelas com necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.