Câmara Mirim encerra ano legislativo

Câmara Mirim encerra ano legislativo

Nesta quarta-feira (13) foi realizada a última sessão do ano da Câmara Mirim de São Bento do Sul. A sessão foi acompanhada pela presidente da Câmara, Zuleica Voltolini, e pelos alunos do 6º Ano – 4 da Escola Básica Municipal Adélia Lutz. Na pauta estavam indicações e moções, e ao final, na palavra livre, alguns dos mirins utilizaram o espaço para destacar as atividades de 2024, assim como agradecer pela oportunidade.

Entre as indicações apresentadas, a jovem vereadora Hanna Laura Arbigaus Grosskopf solicitou ao Executivo Municipal a ampliação dos horários de ônibus na parte da tarde para o bairro Dona Francisca, atendendo à necessidade de transporte público mais acessível aos moradores da região.

O vereador mirim Ramirez Teruo Conceição Afuso sugeriu a instalação de lixeiras nos passeios da Avenida Argolo, nas imediações do Supermercado Mercadori, e na Travessa Champagnat, próximo à Escola Estadual Básica São Bento. A instalação visa a promoção de um ambiente mais limpo e organizado, incentivando a prática de descarte correto de resíduos pela comunidade.

Além disso, Afuso propôs estudos técnicos para a instalação de faixas de pedestres nas ruas João Lobermeyer, localizadas no bairro 25 de Julho, reforçando a segurança dos transeuntes.

A vereadora mirim Milena de Fátima Batista Moreira destacou a necessidade de melhorias na infraestrutura urbana e educacional, solicitando a implantação de uma rede de tubulação pluvial na rua Afonso Spitzner, no bairro Lençol.

Moreira também apresentou uma demanda ao Executivo para melhorias no Centro de Educação Infantil Raio de Sol, enfatizando a importância de um ambiente educacional de qualidade e bem estruturado para o desenvolvimento infantil.

Moções

A sessão contou ainda com a aprovação da Moção de Apelo do presidente da Câmara Mirim, Carlos Eduardo Kuberesky, destinada ao Secretário Estadual de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon. O mirim solicitou apoio para a instalação de uma placa denominativa para o Ginásio de Esportes de uma escola local.

O jovem presidente também propôs moções de aplausos em reconhecimento aos serviços prestados por instituições e projetos locais. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centenário foi homenageado pelos serviços sociais oferecidos à comunidade, enquanto o Departamento de Trânsito Urbano (DETRU) foi reconhecido pela sua atuação em prol da segurança e organização do trânsito. Além disso, a Academia da Música, que celebrou 30 anos de existência, recebeu uma moção pelo seu papel na difusão da cultura musical na cidade. A vereadora mirim Milena de Fátima Batista Moreira também prestou homenagem ao Projeto Pernas Solidárias, que foi reconhecido pelos trabalhos realizados em prol de pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo experiências inclusivas de esporte e lazer

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *