Câmara mirim se reúne em mais uma sessão

Vereadores mirins titulares da 17ª Legislatura se reuniram, na tarde de quarta-feira (9), para mais uma sessão mensal, com a discussão de três indicações, duas moções e um projeto de lei. Para prestigiá-los, os estudantes das Escolas Sesi, Adélia Lutz e Denise Harms marcaram presença no plenário.
Antes de os projetos entrarem em discussão, os jovens pausaram a sessão para definição das comissões permanentes de Educação, Cultura e Lazer e Saneamento, Saúde e Meio Ambiente, a fim dar um parecer acerca dos projetos de lei 01 e 02/2025. Ao retornarem, o presidente Felipe Ozorio Schultz anunciou os respectivos membros e os pareceres favoráveis aos projetos:
Comissão de Educação, Cultura e Lazer:
Luiza Liebl – Presidente
Edison Breno de Almeida – Relator
Maria Clara Buttechewitz – Membro
Comissão de Saneamento, Saúde e Meio Ambiente:
Hanna Catherine Jeller – Presidente
Augusto Cesar Chaves – Relator
Gian Fabrício Gravi Gonçalves – Membro
Discussão
O vereador Gian Fabrício Gravi Gonçalves, autor da indicação 12/2025, que solicita manutenção e limpeza nas calçadas da Rua Tereza Conrad, no bairro Oxford, afirmou que o local ainda não está terminado. “As calçadas não estão terminadas e estão tomadas pela vegetação, o que impossibilita o trânsito dos pedestres de forma segura”, afirmou.
Quanto à indicação 13/2025, de autoria da vereadora Nayara Schermach Moreira, que pede a instalação de um bebedouro na praça do bairro Rio Vermelho Estação, próximo à Escola Emílio Engel, ela afirmou que a iniciativa visa auxiliar a hidratação dos frequentadores. “A praça é muito utilizada por jovens, adultos e crianças e, por isso, seria de extrema importância a instalação”, disse.
Já a vereadora Maria Clara Buttechewitz solicitou, através da indicação 14/2025, estudos técnicos visando a possibilidade de disposição de armários para que os alunos dos anos finais possam guardar os materiais. “Essa ação vai evitar o excesso de peso ao carregar as malas e até mesmo possíveis esquecimentos”, exemplificou. O mirim Edison Breno de Almeida se mostrou favorável durante a discussão. “Eu acho que é interessante ter armários em todas as escolas”, acrescentou. Todas as indicações foram aprovadas e serão encaminhadas ao Executivo nos próximos dias.
Duas moções de aplauso entraram em discussão: a 01/2025, que homenageia o atleta Arthur Engler pela conquista da segunda medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), e a 02/2025, a fim de destacar o reconhecimento internacional da banda marcial Castelo Branco pelas apresentações realizadas no Chile e Argentina.
Palavra Livre
Usaram a tribuna os mirins Luiza Liebl, Nayara Schermach Moreira, Edison Breno de Almeida, Hanna Catherine Rueckl Jeller, Kemilyn Vitória Rank, Augusto Cesar Chaves e Guilherme Fiamoncini. Após o fim das falas, o presidente Felipe convidou a todos para a próxima sessão, que acontecerá no dia 14 de maio, às 15h30.