Câmara Municipal faz homenagem à APAE de Rio Negrinho.
A Câmara Municipal fez homenagem através de uma Moção de Aplausos à APAE de Rio Negrinho que completou no final de junho seus 45 anos de história. A iniciativa foi dos vereadores Alessandra Cristofolini, Rodrigo dos Santos – Dido e do Presidente Cassio Alves- Cassinho. A proposição teve aprovação unânime por parte dos demais parlamentares durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (03/07).
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE realizou eventos alusivos aos 45 anos na semana passada que marcou as comemorações e homenagens a fundadores, ex-presidentes, colaboradores e educandos.
Durante a homenagem, os vereadores falaram sobre o trabalho de inclusão que a APAE e foi apresentado um vídeo sobre a instituição.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Rio Negrinho – completou seus 45 anos de sua existência em 28 de junho deste 2023. Fundada em 1978, tem como missão promover e articular ações de defesa, direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio á família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade justa e solidária. Atualmente, atende 155 educandos com deficiência intelectual ou múltipla, e continua investindo na qualidade dos serviços prestados gratuitamente.
A APAE é presidida atualmente por Tatiane Marega, que está em sua segunda gestão. Mãe de um autista, ela falou na tribuna da Câmara nesta sessão e destacou que trabalha com os objetivos de melhorar o atendimento aos educandos e também às suas famílias. “Fazemos um trabalho bem transparente aqui. Tanto que pais e mães também podem vir almoçar com os filhos e a hora e dia que quiserem podem vir ver como são as aulas e atendimentos que os educandos recebem. A APAE é de todos”. Ela também salientou o reforço na segurança da escola e que foi contratado um advogado, que presta atendimento gratuito às famílias, diretamente na sede da APAE, com o objetivo de garantir os direitos dos educandos.
A diretora Anelize Tureck também usou a tribuna da Câmara e lembrou que a APAE começou com seis educandos, há 45 anos e com a dedicação de todos os que fizeram e fazem parte desta história, hoje atende 155 crianças e jovens.