CAMPO ALEGRE RECEBEU A OFICINA “O ARTISTA EMPREENDEDOR”

No último sábado (11) a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a Coordenadora de Projetos na Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá Sra. Geane Silva Saggioratto, realizou a Oficina “O Artista Empreendedor”.
Durante todo o dia do sábado a oficina, gratuita, contou com a presença de alguns fazedores de cultura do Município, uma capacitação técnica na elaboração de projetos culturais.
Viabilizada por meio do edital Elisabete Anderle 2023, a oficina foi ministrada por Geane Silva Saggioratto, atriz, produtora e gestora de projetos com formação acadêmica na área das artes cênicas, atua a 30 anos na profissão, tendo aprovado e desenvolvido projetos em várias áreas de cultura.
O objetivo da oficina era de capacitar amadores e profissionais interessados no fazer cultural e na formatação de projetos, desmistificando as dificuldades de elaboração, formatação e inscrição em editais de cultura.
Durante a capacitação foram abordados os seguintes temas:
Empreendedorismo Cultural: O que é empreendedorismo cultural? Mecanismos existentes para viabilizar um projeto. Noções básicas sobre diferenças entre gestão de projetos. Considerações ao elaborar projetos, principais erros de elaboração/formatação; Compreensão/interpretação sobre Editais: Leitura, compreensão e entendimento sobre editais de cultura, desmistificando a crença das dificuldades de inscrição e concorrência; Nomenclaturas comumente utilizadas em editais e seus significados. Principais pontos de atenção/observação ao ler um edital, enquadramento, critérios de avaliação, documentação, prazos, entre outros e Elaboração de Projetos: Passo a passo para a elaboração de um projeto cultural a partir de uma ideia; Rascunho conceitual da proposta. Apresentação, objetivos, justificativa, público-alvo, cronograma de execução, acessibilidade, sustentabilidade, plano de distribuição e comercialização, contrapartida social, planilha orçamentária, divulgação, prestação de contas, relatório artístico e financeiro do projeto, e a realização de um exercício que será comentado em encontro virtual a ser realizado semanas após a realização da oficina.
O Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Mateus Gorniak agradeceu a presença de todos os participantes e falou da importância da oficina para que todos possam fazer seus projetos de forma mais assertiva, “essa oficina será muito útil a todos nós para que possamos tornar o processo de inscrição dos próximos editais que serão lançados”, destacou
A Coordenadora de Cultura Maria Adriana Cordeiro da Cruz de Melo agradeceu a disponibilidade da atriz, produtora e gestora de projetos de Itapoá Sra. Geane Silva Saggioratto principalmente por ter pensado em Campo Alegre para a realização do seu projeto. “ficamos muito felizes por termos sido escolhidos um dos Municípios a receber a oficina, para nós que somos pequenos é muito importante essa contribuição e esse conhecimento, que será com toda certeza muito bem aplicado na produção dos projetos nos editais que serão lançados em breve”, agradeceu.