Capacitação em geoprocessamento

Capacitação em geoprocessamento

Na última semana, foi realizado o terceiro módulo de treinamento em ferramentas de geoprocessamento, voltado para o compartilhamento de conteúdos. Essa etapa teve como objetivo capacitar a equipe técnica responsável pelo cadastro imobiliário, urbanismo, projeto e planejamento urbano, visando a construção e o compartilhamento de aplicações com a sociedade e outros servidores. A iniciativa não apenas busca democratizar o acesso a informações geográficas, mas também automatizar rotinas de trabalho em campo.

Um dos principais benefícios dessa capacitação é a democratização das informações com localização geográfica. Por meio do conhecimento adquirido, os participantes poderão disponibilizar dados geográficos de forma clara e interativa, possibilitando que a população tenha acesso a informações relevantes e com transparência. Isso fortalece a participação cidadã e contribui para a tomada de decisões informadas.

Além disso, durante o curso, foi enfatizada a importância da automatização das rotinas de trabalho em campo. Os servidores foram instruídos sobre o uso das ferramentas de geoprocessamento para otimizar o levantamento de dados em campo, reduzindo o tempo necessário para realizar tarefas como levantamento topográfico, nos trabalhos de atualização de cadastro imobiliário, verificação de infraestrutura e análise de áreas específicas. Essa automatização permitirá um aumento na eficiência e na produtividade dos servidores, além de minimizar erros e retrabalhos, tornando a gestão pública mais ágil e precisa.

Esse treinamento é mais um passo importante para a implantação do sistema de geoprocessamento no município. O objetivo principal é modernizar a gestão pública, não apenas para atualização do cadastro mobiliário e imobiliário, mas principalmente para implementar recursos tecnológicos que promovam a integração entre os setores e, desses, com os cidadãos. A utilização dessas ferramentas avançadas fortalece a administração municipal, permitindo uma gestão mais efetiva e alinhada às demandas da sociedade.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *