Casa cheia para a sessão da Câmara Mirim
Nesta quarta-feira (10) foi realizada mais uma sessão da Câmara Mirim de São Bento do Sul. O trabalho dos jovens vereadores foi acompanhado de perto por alunos da EEB Orestes Guimarães e da EBM Emílio Engel, lotando o Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini. A presidente da Câmara, Zuleica Voltolini, e o vereador Jairson Sabino acompanharam a sessão.
Em pauta estavam indicações apresentadas pelos jovens vereadores. A primeira a ser analisada e aprovada era de autoria de Maria Júlia Vieira, encaminhada à Secretaria de Obras, solicitando a desobstrução das bocas-de-lobo nas ruas 12 de Outubro e das Margaridas, no bairro Brasília. Em seguida, os mirins também aprovaram a indicação de Carlos Eduardo Kuberesky, pedindo à Secretaria de Obras que faça a manutenção dos abrigos de passageiros existentes na Estrada Alberto Torres.
A presidente da Câmara Mirim, Tamaris Cieslinski, apresentou uma indicação endereçada à Secretaria de Educação, pedindo para que seja contatada a empresa responsável pelo transporte coletivo na região de Rio Natal, para que ao invés de micro-ônibus em horários de movimento de alunos, seja utilizado um ônibus. Outra indicação apresentada por ela, também endereçada à Educação, pede que o hino nacional brasileiro seja cantado uma vez por semana nas escolas municipais.
O mirim José Luiz Dalmolin Silva apresentou uma indicação endereçada ao Departamento de Turismo, ao Departamento de Trânsito e à Secretaria de Planejamento, solicitando a manutenção de placas e pórticos do município.
Ele ainda teve aprovada uma Moção de Apelo, direcionada ao governo do Estado, pedindo sinalização e placas na SC-418, nas proximidades da EBM Aracy Hansen, no bairro Dona Francisca.
Palavra livre
O primeiro a falar na palavra livre foi Carlos Eduardo Kuberesky. Ele disse ter sido procurado por alunos da escola Carlos Zipperer Sobrinho, do bairro Centenário, devido à transferência do segurança que atuava na unidade. Por conta disso, o mirim vai com a vereadora Karen Lili Fechner conversar na Gerência Regional de Educação.
Ele ainda destacou a importância das celebrações em torno dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, em especial por conta de toda a história de São Bento do Sul e sua ligação com os imigrantes. Por fim, lembrou que sábado é o Dia da Família na Escola, e na Carlos Zipperer estão previstas diversas atividades.
A mirim Milena de Fátima Batista Moreira falou sobre a necessidade de limpeza de valas no bairro Lençol. Além disso, pediu que sejam feitos estudos para a construção de um solário no CEIM Raio de Sol, beneficiando desta forma, 65 crianças. Também por conta das atividades do Sábado da Família nas Escolas, a escola Orestes Guimarães fará um passeio ciclístico, com concentração na Praça Jardim dos Imigrantes.
A aluna do Caesp Girassol, Milena Preisler Cagliari, chamou a atenção para o dia 2 de abril, data de conscientização sobre o autismo. O mirim José Luiz Dalmolin Silva usou a tribuna para agradecer pela oportunidade e se despedir da Câmara Mirim. Sua família está de mudança de São Bento do Sul.
Talita Gabriele dos Passos fez questão de destacar o aniversário de 28 anos da escola Newton Mendes, no bairro 25 de Julho. E, por fim, a presidente Tamaris Cieslinski foi à tribuna para falar sobre a indicação feita por ela na sessão passada, para construção de uma nova ponte ligando Rio Natal a Osvaldo Amaral, numa parceria com a Prefeitura de Corupá. A antiga estrutura foi levada pelas chuvas no fim do ano passado. Conforme a mirim, a informação recebida é que os estudos já estão sendo feitos. Para concluir, ela lembrou sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Calendário – A próxima sessão da Câmara Mirim será no dia 8 de maio, às 15h30, no Plenário Vereador Luiz Carlos Contesini.