Banner CelularBanner PC

CDL de Jaraguá do Sul se posiciona sobre decisão do STF que afeta inadimplentes

CDL de Jaraguá do Sul se posiciona sobre decisão do STF que afeta inadimplentes

A decisão autoriza juízes a adotarem medidas restritivas como apreender Carteira Nacional de Habilitação e passaporte, entre outras

A Câmara de Dirigentes e Lojistas de Jaraguá do Sul, Norte Catarinense emitiu uma nota para esclarecer como se posiciona em decisão recente do STF em relação a inadimplentes.

A diretoria da CDL esclarece aos associados que a aplicação da decisão, deverá ser feita pelos juízes caso a caso, “pois tais medidas não poderão ignorar as garantias fundamentais dos cidadãos, devendo inicialmente serem aplicadas sanções menos gravosas e considerando o impacto que ocasionará na vida do devedor”.

O Supremo Tribunal Federal declarou constitucional recentemente norma já existente no Código de Processo Civil que autoriza juízes a adotarem medidas coercitivas, como apreender CNH, passaporte, proibição de participar de concurso público, entre outras medidas.

Na visão da CDL de Jaraguá, a decisão é de caráter inovador e trará muito debate na justiça, mais ainda em quais casos poderá ser aplicada. Isso para evitar uso abusivo e respeitando os direitos fundamentais de cada um. A direção não descarta vermos mais decisões desse tipo sendo aplicadas para ‘coagir devedores a cumprir suas obrigações’.

A nota de esclarecimento deixa a cargo dos juízes em cada caso a decisão até pelo impacto que pode trazer à vida do devedor.

FONTE: nd+

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *