Centro de Atendimento e Intervenção Multidisciplinar é inaugurado em Canoinhas

Canoinhas avança com pioneirismo quando o assunto é política pública para pessoas com deficiência e transtorno do neurodesenvolvimento.
Foi inaugurado nesta quarta-feira, 2 de abril, o Centro de Atendimento e Intervenção Multidisciplinar. É o primeiro do Planalto Norte e o segundo deste modelo em Santa Catarina.
“Eu tenho muito orgulho em fazer parte desta história. Em dar oportunidade de desenvolvimento para as nossas crianças”, comemorou a prefeita Juliana Maciel durante a inauguração.
A obra foi construída com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial, cuja presidente participou do ato realizado neste dia 2 de abril, dia de Conscientização Mundial do Autismo.
Jeane Rauh Probst Leite enalteceu o pioneirismo canoinhense e a felicidade em ter recebido esta demanda há alguns anos e agora participar da inauguração.
O evento foi prestigiado por vereadores, gestores municipais e demais autoridades civis e militares.
A área construída é de 1.332,64 metros quadrados. O investimento é de R$ 3.885.776,77. Sendo R$ 3,1 milhões do Estado e o restante do município que arcou ainda com a compra dos móveis.
Sobre o Centro
O centro oportuniza atendimentos na área da saúde, educação e assistência Social. O trabalho intersetorial no centro na área da saúde conta inicialmente com psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas e farmacêutico.
Haverá consulta médica com psiquiatra também.
Na área educacional conta com atendimento de psicopedagoga, pedagogas de atendimento à educacional especializado (AEE), e integram o atendimento o Programa Espaço Crescer, onde encontram-se psicólogas e fonoaudiólogas.
A Assistência Social dará suporte e participará do plano individualizado multidisciplinar e realizará atendimento às famílias com objetivo de trabalhar de forma integrada e articulada a complexidade da realidade social, de tal forma que suas necessidades não sejam tratadas de forma fragmentada.
A AMA também ocupará espaço junto ao centro, com atendimento de acordo com as regras da associação.
De acordo com o direcionamento dos trabalhos, a porta de entrada para o Centro é iniciado na UBS de referência, onde o usuário (prioritariamente crianças e adolescentes de 7 a 14 anos matriculados no ensino fundamental de Canoinhas).
A primeira triagem, para estabelecer prioridades, é realizada na UBS e o encaminhamento ao Centro acontece via prontuário eletrônico. No Centro, um profissional entrará em contato com a família para uma avaliação multidisciplinar por usuário que definirá a agenda de atendimento individualizada.
A Educação priorizará no atendimento junto ao Centro para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades-Superdotação.
Com o início das atividades e avaliada a demanda, novos profissionais poderão incorporar-se ao Centro, vinculados às secretarias parceiras.
O serviço é oportunizado para usuários, que ainda não tem atendimento vinculado.