CIDASC entrega certificações de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose em Santa Terezinha

CIDASC entrega certificações de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose em Santa Terezinha

A Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha, na pessoa do Secretário Mauricio Kuchller junto a CIDASC certificou uma propriedade livre de Brucelose e Tuberculose. Na oportunidade, foi certificada a propriedade da senhora Neiva Terezinha Adam, de Picadão da Bahia, marcando um passo importante na excelência sanitária do rebanho de Santa Terezinha, bem como o importante trabalho realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) nos controles sanitários da cadeia produtiva leiteira, com amplo apoio da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha. Esteve presente na entrega dos certificados, o Prefeito em exercício Israel Olegario de Souza Moreira e o Secretário de Agricultura Mauricio Kuchller, o Medico Veterinário responsável pela assistência técnica gerencial (ATeG) Artur Barbosa, o gestor Regional da CIDASC de Mafra Fabiano F. Santos e o responsável pela defesa sanitária animal na regional Sizenando Ribeiro da Silva Neto. Cabe referir a importância de todos os envolvidos na cadeia produtiva, a saber, o Governo, as agroindústrias, os produtores rurais, entidades públicas e privadas, os quais proporcionam a conquista de níveis de excelência sanitária.

O governo de Santa Catarina estabeleceu novas normas para atualizar o cadastro dos produtores de bovinos de leite monitorar a saúde animal, no intuito de erradicar a brucelose e a tuberculose bovina no Estado. As medidas fazem parte da Portaria SAR 44/2020, elaborada pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Com a nova Portaria, haverá maior controle no recebimento de leite cru refrigerado pelos estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial, seja a nível municipal, estadual ou federal. Os laticínios que recebem leite ou processam leite cru refrigerado deverão rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores. Ou seja, será possível identificar os dados de cada fornecedor de leite e comprovar que eles seguem todas as exigências sanitárias da legislação vigente. Também é importante citar que muitos laticínios bonificam com um adicional no preço do litro do leite, quando a propriedade é certificada e essa vantagem incentiva que os produtores busquem a certificação.

Os produtores de Santa Terezinha tem enorme potencial para certificação das propriedades e a Cidasc acompanha todo o processo, sendo a única despesa para o produtor, o custo do exame, que termina por ser um investimento, na medida em que o produto obtido é de qualidade diferenciada e os animais produzidos na propriedade também contam com valor agregado pelo diferencial da certificação.

“Essa é uma grande conquista para essa produtora rural e também para a produção agropecuária Terezinhense. Nós queremos avançar na sanidade da bovinocultura leiteira para que possamos ampliar a produtividade e a qualidade da nossa produção. Nossa intenção é certifacar mais propiedades como esta no municipio. A certificação de propriedades rurais é um trabalho espetacular desenvolvido pela Cidasc e pelos produtores de Santa Terezinha”, afirma o secretário da Agricultura Mauricio Kuchller.

A erradicação da brucelose e tuberculose deverá ser mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense. Os Médicos veterinários da Cidasc realizam, diariamente, ações de educação sanitária nas propriedades rurais de todo o estado, devido a importância da certificação para a valorização do plantel e para a redução dos prejuízos do produtor rural com as perdas que ocorrem devido às doenças no rebanho. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Santa Terezinha pelo telefone, 3556-0044, podendo marcar uma visita técnica para orientações iniciais.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *