Com mandato e fora da cadeia, Fábio Negão segue afastado da Câmara de Itajaí

Com mandato e fora da cadeia, Fábio Negão segue afastado da Câmara de Itajaí

Vereador nega acusações de rachadinha e de desvio de recursos em um projeto social

O vereador Fabio Luiz Fernandes Castelo Guedes (PL), o Fábio Negão, responderá em liberdade às supostas denúncias de rachadinha no gabinete da Câmara de Vereadores de Itajaí e de desvio de verbas públicas de um projeto social. Ele prossegue afastado do cargo no Legislativo municipal por determinação da Justiça e de deixou a cadeia nesta sexta-feira (19) à noite, depois que a juíza Alessandra Mayra da Silva de Oliveira, da 1ª Vara Criminal de Itajaí, determinou a soltura.

O vereador passou os últimos cinco meses preso preventivamente por suspeita de “rachadinha” com salário de assessores do gabinete, conforme investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A defesa do parlamentar nega a prática criminosa e o advogado Pedro Walicoski Carvalho garante que buscará o retorno de Fábio Negão à cadeira na Câmara.

Vitória na Câmara, determinará nova batalha judicial

Na terça-feira passada (16), Fábio Negão escapou da cassação do mandato por um voto, já que obteve, em votação em plenário, 12 posições favoráveis à sua permanência na Casa. Eram necessários 11 votos para o parlamentar perder o mandato por quebra de decoro.

Fábio Negão foi preso em 20 de novembro de 2023 por supostamente desviar parte dos salários de assessores, mas antes, em junho do mesmo ano, o Gaeco já havia feito busca e apreensão no gabinete dele, na Operação Contracheque. Em um ano eleitoral, o vereador quer retornar ao plenário.

FONTE: SCC10

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *