Conheça o menino de 5 anos superdotado que mora em Jaraguá do Sul
Emanuel aprendeu a escrever com três anos e antes dos quatro anos já estava lendo
Montar um quebra-cabeças com 500 peças pode ser algo desafiador, até mesmo para um adulto. Afinal, escolher e encaixar todas as pecinhas exige paciência, memória e persistência, habilidades que o pequeno Emanuel Eller manifesta com muita naturalidade para uma criança de apenas cinco anos de vida.
O mesmo acontece quando ele joga xadrez com o pai ou consegue explicar, em três línguas diferentes, as características de planetas, países ou bandeiras.
Emanuel é filho de uma brasileira e um holandês e nasceu na Holanda. Há cerca de três meses, a família se mudou para Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O menino passou por uma avaliação e é considerado com capacidade intelectual acima da média. A mãe Ellen Pilatti Eller, analista administrativo, percebeu uma capacidade de aprender incomum para a idade, isto quando ele tinha entre dois e três anos.
“Com dois anos e meio ele começou a contar até dez em três línguas. Com três anos ele começou a escrever e antes dos quatro anos ele começou a ler. Daí fui atrás de uma psicóloga para fazer um teste porque percebi que não tava normal”, conta a mãe Ellen Pilatti Eller.
O resultado da avaliação foi até surpresa para a família.
“Fiquei bem assustada. É uma grande responsabilidade. Pensei: uma criança tão inteligente… será que vou dar conta”, lembra a mãe.
Emanuel é bastante curioso e demanda bastante, conta a mãe, que está sempre disposta a pesquisar algum assunto que o filho demonstre interesse.
A preocupação dos pais agora é encontrar uma escola que saiba lidar com crianças superdotadas, mas levando em conta de que ele é uma criança de apenas cinco anos e requer o acolhimento que uma criança dessa idade requer.
FONTE: nd+