Darci de Matos volta assumir como deputado federal depois de Ricardo Guidi ir para Secretaria Estadual
Hoje foi confirmado, que o deputado federal Ricardo Guidi PSD assumirá a Secretaria de Meio-Ambiente e Economia Verde.
Acabou o mistério que durava duas semanas com o anúncio feito nesta quinta (29), em Criciúma, pelo deputado federal Ricardo Guidi (PSD) de que aceitou o convite do governador Jorginho Mello (PL) para ser o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, pasta que estava sendo tocada pela presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Maria Martins Orben, desde o início da atual administração.
Guidi, é pré-candidato à prefeitura de Criciúma tem seus argumentos, mas não resta dúvida de que se instalar em uma secretaria sem grande expressão e que angaria, volta e meia, cobranças do empresariado, não é exatamente o portfólio para quem quer trocar o Legislativo pelo Executivo.
Há ainda o fato de que a maior cidade do Sul do Estado estará na mudança geracional por conta da não participação do prefeito Clésio Salvaro, que recentemente trocou o PSDB pelo PSD. Outro ponto é local, pois Guidi abre espaço para outros três deputados federais com base em Criciúma: Julia Zanatta (prima do parlamentar) e Ricardo Freitas, ambos do PL, e Geovania de Sá (PSDB). O deputado afirma que está tudo acertado e conversado com os dois do PL.
Guidi ficará no cargo por nove meses apenas, em coletiva o deputado afirmou que sua ida para o governo, é uma decisão pessoal e não do PSD, sendo o primeiro secretário do estado do municipio de Criciúma.
Partido marca posição antes da coletiva
Em nota oficial, divulgada antes da coletiva marcada por Guidi, no escritório em Criciúma, o PSD catarinense afirmou que a decisão do deputado é pessoal e que o partido se mantém independente em relação ao governo de Jorginho Mello (PL). Depois que Clésio Salvaro assinou a filiação e Guidi, presidente municipal da sigla, nem sequer estava na cidade, criou-se um clima e cresceu a especulação de que o deputado federal possa trocar de partido, talvez o PL seja o destino.