Depois da lambança Republicanos suspende senhas da nova direção estadual para proteger acordos nos municípios em SC

Depois da lambança Republicanos suspende senhas da nova direção estadual para proteger acordos nos municípios em SC

A Executiva Nacional do Republicanos decidiu suspender os poderes da Executiva Estadual do partido em Santa Catarina. A decisão veio após uma série de eventos que começaram no mês passado, quando Marcos Pereira, presidente nacional do partido, alterou o comando do partido em acordo com o governador Jorginho Mello (PL) – alçando o deputado federal Jorge Goetten (ex-PL) para o posto que era ocupado pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).

O acordo foi realizado quando já estava encerrado o prazo de filiação partidária para candidatos nas eleições deste ano e fechada a janela para mudança de legenda de vereadores. Por isso, a mudança de rumo no comando do Republicanos estadual foi acertada com uma espécie de transição em que a direção nacional garantiu a preservação dos acordos realizados previamente – sob pena de intervenção.

Na nota, foi assegurado que os acordos locais seriam mantidos e que as executivas municipais teriam autonomia para conduzir seus acordos visando as eleições municipais. Sob comando de Jorge Goetten e do irmão de Jorginho Mello, Juca Mello, o Republicanos acertou mudanças de rumo nas eleições de Criciúma e de Balneário Camboriú, onde trocou o apoio a Vaguinho Espíndola (PSD) e Juliana Pavan (PSD) por Ricardo Guidi (PL) e Peeter Grando (PL).

Nesses dois casos, não houve crise interna. Em Criciúma, houve acordo com o presidente municipal Jefferson Monteiro, enquanto em Balneário Camboriú o comando municipal estava esvaziado desde a saída do ex-prefeito Édson Piriquito (MDB) em abril. No entanto, intervenções em municípios menores e, especialmente, a tentativa de intervenção em Itajaí causaram desconfortos que foram relatados à direção nacional.

Em Itajaí, os quatro vereadores do Republicanos acertaram apoio à pré-candidatura do vereador Osmar Teixeira (PSD), com a indicação de Marcelo Werner como vice. Jorginho Mello quer o Republicanos encorpando a pré-candidatura de Robison Coelho (PL).

Nesta terça-feira, os integrantes da executiva estadual do Republicanos perderam acesso às chaves digitais que permitem acesso e mudanças nas composições das executivas municipais – agora de posse apenas dos presidentes municipais, que poderão registrar suas atas de convenção e seus candidatos de acordo com os interesses do Republicanos nas cidades – protegidos da pressão do Centro Administrativo, via Jorge Goetten.


Foto: Presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira tirou as senhas de acesso de Jorge Goetten para proteger executivas municipais.
Crédito: Republicanos, Divulgação.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *