Dia Mundial da Água
São Bento do Sul
Hoje se comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e abordam temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.
Alguns dados em São Bento do Sul:
Tratamento de água
Hoje 99,08% da população total de São Bento do Sul tem acesso aos serviços de abastecimento de água. A média do estado de Santa Catarina é 90,86% e, do país, 83,96%.
“O Serviço Municipal de Água e Esgoto – SAMAE, através da Estação de Tratamento de Água – ETA, tem a outorga de 250l/s e trata em tempo integral essa quantidade”, informou presidente da autarquia, Osvalcir Peters. Número de ligações a rede de água: 28.968 e número de ligações a rede de esgoto: 11.304
Esgoto sanitário
O município dobrou o percentual de ligações de esgoto em 1 ano (saindo de aproximadamente 23% para 46%). A média do estado de Santa Catarina é 40,61% e, do país, 66,04%.
Coleta de lixo urbano
A coleta convencional dos moradores de São Bento do Sul é realizada pelo sistema de porta em porta pela empresa Transresíduos.
Em locais de difícil acesso aos caminhões coletores, os garis coletam a pé ou são disponibilizados contentores. Todo o resíduo misturado é destinado ao Aterro Sanitário Municipal de São Bento do Sul, localizado no Rio Vermelho, distante cerca de 10 quilômetros do centro da cidade.
Em geral, são recolhidos mensalmente em média 1.500 toneladas de resíduos para o aterro, e aproximadamente 8% são destinados para reciclagem, com a ajuda da Cooperativa de Catadores, e posteriormente através da Usina de Processamento de Resíduos (UPR), o material é transformado para ser utilizado em calçadas ou outras obras pelo município, inclusive pavimentação.
Ao invés do lixo reciclaro recolhido nas casas ser levado para o aterro, ele é deixado na usina, onde ocorre todo o processamento do material e somente os resíduos então vão para o aterro”, explicou Peters.
Lixos úmidos e orgânicos terão outro destino. Eles vão ser enviados para biodigestores, onde serão transformados em biogás. “Um dos principais benefícios da nova usina é garantir sobrevida ao aterro sanitário localizado no bairro Rio Vermelho Povoado.
O aterro já está com sua capacidade no limite, mesmo sendo criada uma nova célula em 2022, e para isso já foi lançado um novo edital para aumentar essa capacidade, caso seja necessário.
Dia Mundial da Água
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou este evento no dia 22 de fevereiro de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.
A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.
A importância da água é tamanha. Os seres humanos que poluem através de ações incorretas, esquecem de que essas ações podem atingi-los de forma direta. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas.
Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos que são despejadas no meio ambiente sejam reduzidos e evitar a poluição das águas que aparecem sob diversas formas como através de poluição térmica (descarga de efluentes e altas temperaturas), poluição física (descarga de material em suspensão), poluição biológica (descarga de vírus e bactérias patogênicas) e poluição química (acontece devido a deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização).
Processos de decomposição que contribuem para o aumento de nutrientes e produtividade biológica, permite que as algas presentes nas águas se proliferem, tornando-a turva e aumentando a toxidez para os seres que vivem nela. Esse fenômeno é chamado de eutrofização e é um tipo de poluição química.
É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. Se cada um reduzir um a dois minutos do tempo de banho diário, três a seis litros de água serão economizados. Se multiplicar este volume pelo número de habitantes presentes em uma cidade, percebe-se que os resultados trazem impactos positivos e fazem a diferença.