Banner CelularBanner PC

Diretor apresenta projetos da Mofica e Cultura Polonesa

Diretor apresenta projetos da Mofica e Cultura Polonesa

Antes da Sessão Ordinária desta segunda-feira (31) a os vereadores se reuniram com o professor Lucas Farias, diretor da Escola Argemiro Gonçalves, localizada em Bateias de Baixo. Objetivo foi abordar assuntos pertinentes ao momento que vive a comunidade escolar.
O primeiro assunto da pauta foi a Mofica – Mostra e Feira de Iniciação Científica Argemiro, que neste ano tem previsão de reunir mais de 70 trabalhos, os quais terão participação dos estudantes, com orientação dos professores, na confecção individual de cada projeto. Segundo Lucas, o trabalho visa proporcionar que a Mostra ocorra em Bateias de Baixo, tendo em vista que a maior parte dos trabalhos apresentados decorrem da Escola Argemiro.
Lucas ainda informou que a Mofica está ficando cada vez maior, exigindo mais investimentos e obrigando a comunidade escolar correr em busca dos recursos.
Além disso, os projetos destacados na mostra serão classificados para um evento estadual e por isso os estudantes também estão empolgados para assinar participação.
Na reunião ficou claro que a ajuda que o professor busca da Câmara diz respeito ao apoio, no sentido de angariar recursos para viabilizar os custos da Mostra e a possibilidade de participação dos estudantes em outros eventos. A Mofica deve ocorrer no início do segundo semestre de 2025.

Cultura Polonesa
O diretor ainda informou aos vereadores que Bateias de Baixo, por meio de um grupo de entusiastas, trabalha no resgate da cultura polonesa. Segundo ele, existe uma parceria com o consulado polonês, instalado em Curitiba, para fomentar o trabalho. Mas, para seguir com o projeto, há necessidade de aporte financeiro, inclusive para seguir contando com o trabalho de uma professora originária da Polônia que ministra aulas na comunidade. “Essa professora fica de terça a sexta-feira lecionando em São Bento do Sul e nas segundas-feiras ela atua aqui em Campo Alegre. Mas, precisamos de apoio para fazer o projeto encorpar e se efetivar aqui na cidade”, disse Lucas.
As principais necessidades no momento são para custeio de transporte e refeição.
 

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *