Eleição do Concidade está marcada para 8 de novembro
Faltam poucas semanas para a 7ª Conferência da Cidade de São Bento do Sul, no dia 8 de novembro, às 19h, no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. Nela, as entidades da sociedade civil credenciadas para participar do Conselho da cidade (Concidade) e os representantes de sete regiões do município serão eleitos. Um dos objetivos do encontro é expor as principais alterações do Plano Diretor e da Lei de Ordenamento Territorial.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, afirmou que é importante que a população se envolva na causa, pois o Plano Diretor é um projeto que envolve a qualidade de vida dos munícipes. “Ele dá as principais diretrizes para o município, desde para qual lado quer crescer, onde se pode colocar mais indústrias e onde não, por exemplo. É muito importante nós, como Prefeitura, termos a noção e a responsabilidade de pensar no coletivo. O plano diretor deve ser revisto em, no máximo, 10 anos”, comentou.
O secretário explica também que o Concidade é composto por diversos representantes do município, com 35 cadeiras, sendo: 14 representantes do Poder Público; 14 representantes da Sociedade Civil e sete representantes Territoriais, que representam os moradores dos bairros da cidade, divididos conforme as sete regiões estabelecidas no processo de revisão do Plano Diretor. A participação e o engajamento da comunidade no conselho beneficiam a todos, principalmente os munícipes. “Cada um demonstra o seu interesse e, em cima disso, a gente consegue equilibrar a balança. Tentamos beneficiar todos os lados, tornando a cidade mais sustentável”, afirmou.
Crescimento constante
São Bento do Sul, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 83.275 habitantes, distribuídos em uma área de 495,772 km². De 2010 para cá, ano do censo anterior, a população da cidade aumentou em quase 10 mil habitantes. Para o prefeito Antonio Tomazini, é importante que a população esteja atenta às decisões do Plano Diretor, ainda mais no ritmo crescente do município. “São Bento é uma cidade próspera e que está em constante evolução. Mas, para que ela continue a crescer e com qualidade de vida, a comunidade precisa estar envolvida nas decisões sobre ela. O poder público e os munícipes juntos fazem a diferença”, completou.
Portanto, a comunidade tem o compromisso de estar na Conferência da Cidade no dia 8 para definir o plenário do Concidade e discutir sobre o presente e futuro de São Bento do Sul. Interessados em ocupar as sete cadeiras destinadas aos moradores devem comparecer Centro Admnistrativo Leopoldo Zschoerper portando identidade e comprovante de residência.