Espaço de acolhimento em meio às baixas temperaturas do inverno
O inverno chegou e as temperaturas seguem baixas, principalmente à noite. Por isso, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, organizou um espaço para acolher, fornecer conforto e dar suporte para aqueles que mais necessitam.
Conforme explicou o secretário da pasta, Gilmar Pollum, o abrigo provisório tem como objetivo prestar auxílio não só às pessoas em situação de rua, mas também às famílias que estão de passagem pelo município e não têm onde ficar. “Temos uma equipe técnica da Assistência Social que realiza diariamente uma busca ativa pela cidade para encontrar essas pessoas e fornecer um local adequado e seguro para poderem pernoitar, lanchar e cuidar da higiene pessoal”, comentou.
O espaço fica localizado no antigo CAFI – Centro de Apoio e Formação Infanto Juvenil, na Vila 1° de Maio, e atende das 18h até às 9 horas da manhã do dia seguinte.
É importante destacar que o abrigo, localizado ao lado de uma creche, não representa risco para os alunos e professores, uma vez que funciona exclusivamente à noite. Além disso, existem normas e critérios que os acolhidos devem respeitar. “Por questões de segurança e bem-estar dos acolhidos, não admitimos pessoas em situação de rua que estejam sob efeito de álcool ou drogas, e durante a noite, há sempre um vigilante presente para garantir a segurança”, explicou Gilmar.
Para quem ligar?
A população que identificar alguém em situação de rua pode entrar em contato com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) pelo telefone (47) 3633-7041 ou pelo plantão 98496-1038.
Já em caso de denúncias contra pessoas que estejam ameaçando a segurança pública, a Polícia Militar deve ser contatada pelo 190. Se o cidadão for encontrado machucado ou demonstrando estar sob efeito de drogas ou álcool é necessário entrar em contato com o Samu pelo 192.
Campanha “Cobertor Solidário” e Programa “Mãos Estendidas”
Também é possível ajudar aos mais necessitados através da Campanha Cobertor Solidário. A iniciativa visa arrecadar doações de cobertores, mantas, toalhas de banho e roupas de cama. Até o momento a campanha arrecadou 56 cobertores, 81 toalhas, além de roupas de cama como lençóis e capas de travesseiro.
Basta procurar algum dos pontos de coleta para contribuir, sendo eles: hall do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper; hall da Prefeitura, Câmara de Vereadores; Sede da Defesa Civil; Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; Batalhão da Polícia Militar; Rede de postos de combustíveis Guapo; Agropecuária Jeito Kaipira – Bairro Cruzeiro; e Secretaria da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria.
Também através do Programa “Mãos Estendidas”, roupas, acessórios, calçados, utensílios domésticos, móveis e brinquedos estão sendo arrecadados. Aqueles que desejarem realizar doações podem entrar em contato através do número (47) 99640-7724.