Estado inaugura novo espaço para capacitação de crianças e adolescentes em desenvolvimento de games

Estado inaugura novo espaço para capacitação de crianças e adolescentes em desenvolvimento de games

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira, 13, o novo espaço onde ocorrerão as aulas das crianças e adolescentes de escolas públicas estaduais que participam do programa Novos Talentos do projeto SC Games. O local é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e faz parte da iniciativa educacional voltada para capacitação de crianças e adolescentes na área de desenvolvimento de games. A inauguração marca a retomada das aulas presenciais do programa Novos Talentos.

As aulas envolvem alunos de 9 a 17 anos, que se interessam pelo setor de desenvolvimento de jogos, e ocorrem no contraturno escolar.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destacou a importância da iniciativa. “O setor de Tecnologia, Inovação e Games está em constante crescimento, movimentando a economia do Brasil e do mundo. Sem dúvidas, o programa Novos Talentos, do projeto SC Games, é uma grande oportunidade de fomentar a capacitação humana, preparando jovens para o mercado de trabalho em um setor ascendente, que vem gerando emprego e renda e servindo de base para a descoberta de novas habilidades. Essa é uma das missões que o governador Jorginho Mello nos cobra frequentemente”.

Investir no talento e no desenvolvimento das crianças e adolescentes para que estejam alinhados a tendências e novas tecnologias é essencial para expandir o conhecimento e proporcionar uma visão de futuro, que é, inevitavelmente, tecnológico. É o que defende o vice-presidente Institucional do Ciasc, Nilson da Rosa. “Na sala de aula do SC Games, os integrantes do projeto terão acesso a uma mesa capaz de captar os desenhos elaborados e enviá-los para um sistema onde o game poderá ser desenvolvido. Além disso, contarão com um computador de alta performance para rodar os jogos, um projetor para exibir os conteúdos teóricos pelo professor e, claro, uma internet de alta velocidade para garantir o bom desempenho dos recursos”, explicou.

As aulas ministradas neste novo espaço do programa Novos Talentos terão como base conteúdos para formação em programação e arte de jogos, além de game design.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *