Estrada dos Bugres – geólogo apresenta laudo técnico
Na segunda-feira (10), o geólogo da Defesa Civil do Estado, Matheus Klein Flach, entregou o parecer técnico que apresentou as avaliações de risco na Estrada dos Bugres, no bairro Serra Alta. Devido às fortes chuvas registradas no final de fevereiro, um trecho da via, próximo à entrada do recanto Buger Strasse, apresentou rachaduras na encosta de um terreno lateral e também na rua, onde há risco de deslizamento. A via está interditada para o tráfego.
Conforme o laudo do geólogo, em vistoria realizada, constatou-se um processo erosivo avançado que acelerou a movimentação dos blocos no local, sendo possível observar uma evolução na instabilização. “Notou-se na parte superior da encosta às margens da estrada, rebaixamento e degraus no local. Tal rebaixamento é caracterizado por mais de um metro de movimentação. Segundo a municipalidade e moradores locais, havia novamente aumentado a movimentação comparado a períodos anteriores”, explica o geólogo em nota.
Ainda conforme o parecer, há risco de deslizamentos em outros pontos da estrada, pois em períodos de chuvas intensas a quantidade de água que passa pelo talude mantém grande gradiente hidráulico, causando erosões na via. “A jusante da estrada, encontra-se acesso a um Recanto, onde ali, apresenta-se também grande quantidade de trincas no solo, rebaixamento da via e presença de água na pista mostrando a saturação do solo. Por fim, na vegetação às margens do acesso ao Recanto apresenta também erosão do solo, deslizamentos e grande quantidade de queda de árvores”, complementa.
Via segue interditada – Por motivos de segurança, devido ao alto risco de deslizamentos de grande porte, não recomenda-se tráfego no local. “Dessa forma, sugere-se a interdição da via e recomenda-se estudo de viabilidade para alterar o curso da estrada, pela dificuldade e onerosidade do restabelecimento no local”, finaliza Matheus.
O diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec, juntamente com equipes das secretarias de Planejamento e Obras, também esteve acompanhando a vistoria. “Nós seguiremos as orientações da Defesa Civil do Estado, pois prezamos pela segurança da população que passa pelo local. Dessa forma, orientamos que respeitem a sinalização e utilizem rotas alternativas para acessar outras localidades do município, enquanto analisamos quais procedimentos serão adotados”, disse Kravec.