Frente Parlamentar do Mel e da Abelha prepara calendário de ações

Nas próximas semanas a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reinstalada nesta terça-feira (25), terá um calendário de trabalho com as ações para os próximos dois anos. O coordenador da Frente do Mel e da Abelha, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), disse que logo depois do Carnaval será convocada reunião para a definição das ações.
Na solenidade de reinstalação, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright da Alesc, representantes de entidades ligadas à cadeia produtiva do mel citaram em seus pronunciamentos alguns dos temas que continuarão presentes nas ações da Frente: o mel falso, que traz prejuízo ao consumidor e ao produtor, o uso indiscriminado de agrotóxicos que mata as abelhas e as parcerias técnicas com entidades públicas.
“A apicultura, de abelhas com ferrão, e a meliponicultura, de abelhas sem ferrão, são atividades que envolvem cerca de 17 mil famílias de produtores no nosso estado, daí a necessidade de termos essa Frente, uma ferramenta que continuará a organizar e articular ações para o setor”, disse Padre Pedro. “Nosso calendário terá seminários durante todo o ano, entre várias atividades que vamos organizar para debater todas as situações que envolvem o setor.”
Os deputados Marquito (Psol) e Tiago Zilli (MDB), que fazem parte da Frente, participaram da solenidade de reinstalação. Também estão nesse colegiado os deputados Neodi Saretta (PT), Altair Silva (PP) e Fabiano da Luz (PT). No ato também estavam representantes da Epagri, UFSC, Cidasc, Faasc, a Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina, várias outras entidades regionais do setor e apicultores e meliponicultores de todo o estado.

“O principal objetivo dessa Frente Parlamentar é unificar as pautas do Legislativo e das entidades ligadas à cadeia produtiva do mel, da apicultura e da meliponicultura”, explicou Padre Pedro. “E vamos continuar ouvindo sugestões e as demandas dos produtores e das entidades do setor para desenvolver as ações necessárias em defesa dessa fundamental atividade econômica de Santa Catarina”, disse o deputado.
Esta é a terceira vez consecutiva que a Alesc constitui a frente parlamentar para o segmento, reinstalada a cada período legislativo de dois anos, com a coordenação do deputado Padre Pedro. “A produção catarinense de mel se destaca pela qualidade, com prêmios internacionais. E somos também o sétimo maior estado produtor no Brasil e o terceiro nas exportações”, disse Padre Pedro.