Frota renovada e tecnologia no transporte coletivo

Frota renovada e tecnologia no transporte coletivo

Os usuários do transporte coletivo de São Bento do Sul começam a receber boas notícias sobre as evoluções que o serviço está recebendo. A empresa ganhadora da licitação realizada pela Prefeitura, que estava vencida desde 2016, anunciou recentemente que já adquiriu 17 novos ônibus para a frota e que diversos outros benefícios serão ofertados à população. O investimento é de R$ 11 milhões.

Conforme previsto no edital lançado pela administração municipal, além de ter uma idade média mais nova, os veículos precisam contar com bancos estofados, ar-condicionado, sistema completo de acessibilidade, monitoramento por câmeras de segurança e GPS. “São avanços significativos, que ofertaram mais conforto e segurança às pessoas que utilizam do serviço”, destaca a diretora administrativa da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Débora Bello.

Tecnologia

Assim como os novos veículos, dispositivos de tecnologia serão implantados no sistema do transporte já nos próximos meses. O de maior destaque sem dúvida será a bilhetagem eletrônica, que permitirá que o cidadão faça aquisição de seus bilhetes de forma digital, através de aplicativo, assim como será possível gerenciar melhor a gratuidade de beneficiários. “Isso possibilitará maior controle e trará maior eficiência a toda a operação”, avalia Débora.

Integração

A bilhetagem eletrônica também ofertará integração entre as linhas de ônibus. O passageiro, dentro de uma janela de tempo, terá a oportunidade de realizar a integração do trajeto tendo pago apenas a passagem inicial. “Este sistema já é realidade na Europa e em algumas cidades brasileiras há muitos anos, ou seja, funciona bem, preserva o dinheiro do contribuinte e torna o transporte coletivo mais atraente. Com isso, esperamos também captar mais pessoas para os ônibus e diminuir os carros nas ruas”, analisou o prefeito Antonio Tomazini.

Novos horários

Está ainda em pauta no diálogo entre Prefeitura e a empresa a possibilidade de implantação de novos horários de ônibus, bem como, ajuste das linhas já existentes para que sejam atendidas solicitações de passageiros. Esta é uma das principais melhorias que serão buscadas, através da união de esforços do poder público e da concessionária, visando sempre a entrega do melhor transporte para a população.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *