Jaraguá do Sul tem alto índice de investimento dos recursos arrecadados em impostos
Prefeitura utiliza valores arrecadados com tributos como IPTU para obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, saneamento, entre outras
Em 2022, a Prefeitura de Jaraguá do Sul atingiu um índice histórico de investimentos em relação à receita arrecadada. De acordo com dados do executivo municipal, os investimentos ao longo do ano ficaram em 16,30%, quando comparado ao que foi arrecadado.
Para 2023, a gestão municipal espera continuar ampliando obras e projetos e manter a elevada taxa de retorno do valor dos impostos aos moradores, por meio de ações, serviços e aplicação dos recursos no atendimento à população. No último ano, foram realizadas obras na área da saúde, educação, pavimentações, pontes, inovação, saneamento básico. Atualmente, a cidade conta com um banco de projetos que ultrapassam a soma de R$330 milhões.
O secretário de Administração de Jaraguá, Douglas Antônio Conceição, afirma que a arrecadação com o IPTU em 2022 foi de R$52.296.494,00, sendo que 70% da arrecadação foi com o desconto disponibilizado para quem pagou em cota única. Ele destaca que com os valores levantados, foram priorizadas melhorias em escolas da rede municipal e infraestrutura da cidade.
“Com o ritmo de investimentos que a prefeitura vem realizando nos últimos anos, muito acima da média nacional, em 2023 não será diferente. Com o banco de projetos da prefeitura, estão previstas para iniciar obras de mobilidade urbana, recapagem de ruas, novas unidades escolares – creches e escolas, ampliações de postos de saúde nos bairros”, explica Douglas.
A guia para pagamento do IPTU deste ano pode ser emitida pelo site da prefeitura. No mesmo canal, moradores podem tirar dúvidas ou solicitar serviços, como a isenção do imposto para quem se enquadra nos critérios de baixa renda.
FONTE: nd+