Jeferson Chupel é eleito prefeito de Papanduva em pleito suplementar
Marli de Luca é a nova vice-prefeita. Eleição suplementar ocorreu após extinção dos mandatos do prefeito e vice anteriores.
Jeferson Chupel (PSD) e Marli de Luca (PP) foram eleitos os novos prefeito e vice-prefeita de Papanduva, no Norte de Santa Catarina, respectivamente. Houve uma eleição suplementar na noite desta sexta-feira (7) na Câmara de Vereadores.
O pleito ocorreu de forma indireta. A votação foi feita pelos vereadores. A chapa de Jeferson recebeu sete votos. A contrária, de Jacqueline Balena e Mariângela Senna, teve dois votos. Jeferson e Marli já foram empossados.
A eleição suplementar ocorreu após o mandato do prefeito anterior, Luiz Henrique Saliba (PP), ser extinto, em 6 de junho. Ele perdeu o mandato por conta da condenação a prisão em regime semiaberto na Operação Patrola, que apurou o superfaturamento na compra de um veículo, com o objetivo de receber propina.
O vice-prefeito da chapa com Saliba, Jaime Ianskoski, renunciou e o mandato dele também foi extinto, conforme a Câmara de Vereadores.
Eleição indireta
A modalidade de eleição indireta foi escolhida seguindo a Constituição de Santa Catarina, junto com a Lei Orgânica do Município.
A regra estadual diz, no artigo 68, parágrafo 1º que “Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período governamental, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembleia Legislativa, por maioria absoluta”.
A lei municipal espelha a estadual. Na Lei Orgânica de Papanduva, o artigo 205 diz que “A legislação estadual é subsidiária da municipal e aplica-se aos fatos e atos administrativos quando omissa a local”.
Desta forma, com a vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito nos últimos dois anos do mandato, a eleição para ambos foi feito pela Câmara dos Vereadores.
FONTE: g1