Jorginho vai a Navegantes entregar licença para obra que permitirá navios maiores no porto
Obra será feita em 38 meses e meio
Está marcado para a tarde desta segunda-feira (30), em Navegantes, um evento para a entrega da licença ambiental da ampliação do cais do porto administrado pela Portonave. O ato ocorre às 15h, com a presença do governador Jorginho Mello. Pelo projeto, o porto do Litoral Norte terá condições de receber navios mariores.
O empreendimento chegou a ter a Licença Ambiental de Instalação (LAI) liberada para as obras do cais em julho de 2021, porém houve uma nova solicitação em julho de 2022 por conta da mudança do projeto e alterações de metodologia de execução dessas obras. A nova licença que Jorginho oficializará permite a continuidade das obras de acordo com essa mudança que teve no projeto de ampliação.
A finalidade do projeto é melhorar a estrutura de cais existente de 900 m de estrutura de cais para permitir que o terminal receba navios de contêiner de 400m, e com 19.000 TEU totalmente carregados. A nova metodologia construtiva consiste na execução de escavação de solo e concretagem in-loco (estacas escavadas de concreto e parede de contenção do tipo parede diafragma ao invés do uso de estacas metálicas), como previsto anteriormente.
O projeto tem duração total de 38 meses e meio, com um período inicial de nove meses e meio para mobilização, projeto e obras preliminares; 27 meses de obras de construção no cais e dois meses finais para a entrega e encerramento do projeto.
FONTE: NSC