Município é contemplado no Programa de Aquisição de Alimentos
A Secretaria de Assistência Social do Município de São Bento do Sul foi contemplada neste ano com um valor de R$ 115.241,85 destinado à compra de produtos provenientes da agricultura familiar. O recurso, proveniente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, visa facilitar o acesso à alimentação e estimular a produção dos produtores locais.
Os alimentos serão adquiridos junto à Cooperativa de Produtores Rurais de São Bento do Sul (APROSUL) e irá beneficiar mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas em entidades como CRAS Maria Rita, CRAS Centenário, CRAS Serra Alta, APAE, CERENE e Hospital e Maternidade Sagrada Família.
O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, ressaltou a importância do PAA para atender às necessidades das famílias que precisam desse suporte. “Por meio deste recurso, diversas famílias serão beneficiadas com alimentos de qualidade, produzidos pelos agricultores locais, que também são valorizados por meio deste programa”, destacou.
A aquisição dos alimentos se dá por meio do programa Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal, conforme previsto na Lei Federal nº 14.628/2023.
Conquista
A secretária executiva dos conselhos, Maria Glaci Fernandes, ressaltou que São Bento do Sul obteve uma importante conquista com estes recursos. “Anteriormente, em 2021, fomos beneficiados com R$ 41 mil, que na época foi essencial para atender famílias carentes no período do COVID. Agora, este valor se multiplicou por conta da pontuação favorável que tivemos nos critérios do edital. Foi um intenso trabalho que rendeu bons frutos”, explicou.