Museu terá Plano Museológico
O Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff está prestes a receber um Plano Museológico. No último sábado (18), a diretora de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da Fundação Cultural, Denise Grosskopf Dirksen, a museóloga Franciele Maziero, responsável pelo Plano Museológico, a servidora Lindamir R. Weiss, e a Arquiteta e Urbanista, Angela Paula Ribeiro, estiveram reunidas para tratar sobre o Plano Museológico da instituição.
Durante o encontro foram discutidos a missão, visão e valores institucionais, além de informações referentes a estrutura arquitetônica da edificação que abriga o Museu. O prédio atualmente está passando por reforma e deverá ser novamente aberto ao público no segundo semestre de 2023. No local, tanto a museóloga quanto a arquiteta puderam coletar dados e informações relevantes para a elaboração do Plano.
Franciele Maziero foi contemplada em 2022 no Edital Estadual Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, e a partir de fevereiro deste ano iniciou a elaboração do Plano Museológico do Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, juntamente com os demais servidores da Fundação Cultural de São Bento do Sul. Além da coordenação técnica da museóloga, o projeto também conta com o apoio técnico da Arquiteta e Urbanista Angela Paula Ribeiro e do Historiador Leandro Cipriane.
Segundo a equipe de trabalho: “O Plano Museológico é um documento legal previsto no Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009), que visa diagnosticar, definir programas e ações para um museu. Sua importância compreende a área de gestão dos museus e orientação quanto a sua missão e função social num determinado território”.
O projeto teve seu início em fevereiro e será finalizado até meados de julho desse ano.