Novela da SC-114: promessa de pavimentação se arrasta e revolta moradores

Novela da SC-114: promessa de pavimentação se arrasta e revolta moradores

A pavimentação da SC-114, ligando Santa Terezinha ao Planalto Norte, continua sendo motivo de frustração para os moradores da região. Nesta segunda-feira 17, circulou uma postagem divulgada pelo ex-prefeito Genir Junckes, destacando a assinatura do secretário de Infraestrutura do Estado, Jerry Comper, no contrato para elaboração do projeto. No entanto, o prazo de conclusão da elaboração do projeto é de 720 dias, o que levantou questionamentos sobre a viabilidade da obra, especialmente por poder ficar pronto após as próximas eleições estaduais, quando não se sabe quem estará no comando do governo.

Promessas e incertezas

Em junho de 2023, logo após assumir a Secretaria de Infraestrutura, Jerry Comper visitou Santa Terezinha e se reuniu com o então prefeito Genir Junckes e diversas lideranças locais para destacar a importância da pavimentação da SC-114. Durante o encontro, foi anunciada a abertura da licitação para contratar a empresa responsável pela atualização do projeto existente, incluindo a ponte da Colônia Ruthes e a conexão com a SC-477, totalizando 45 km de pavimentação.

Na ocasião, Comper garantiu que, caso todos os trâmites ocorressem conforme o previsto, o projeto estaria pronto até novembro do mesmo ano. No entanto, sete meses após se passaram e nada aconteceu. “Não temos projeto, não temos avanço, e o secretário sequer se manifestou desde então. É uma vergonha para os mais de mil eleitores de Santa Terezinha que confiaram nele”, desabafou um politico da cidade.

Um ano de espera

Com a demora na execução do projeto, o ex-prefeito Genir Junckes chegou a cobrar explicações do secretário, mas até o momento não houve avanços significativos. Além disso, emendas parlamentares prometidas para a pavimentação e outros setores também não foram repassadas.

No ano passado, o então presidente da Câmara de Vereadores, Eládio Juraszek (MDB), e outros líderes locais chegaram a agradecer a disponibilidade de Jerry Comper em visitar a cidade e discutir o projeto. Até mesmo obras alternativas foram suspensas para não comprometer a pavimentação prevista pelo governo estadual. No entanto, diante da inércia do governo, este ano Junckes aceitou uma parceria com o Partido Liberal (PL) para pavimentar 525 metros da via, com recursos de R$ 2 milhões destinados pelo deputado Oscar Gutz (PL).

A situação gerou revolta entre os moradores, que questionam a falta de ação do governo estadual e a ausência de agilidade. “Do secretário Jerry, só discurso. E dos deputados do MDB, não veio nenhum centavo, nem para meio metro de asfalto”, lamentou um residente da região.

Enquanto isso, a pavimentação da SC-114 segue como uma promessa não cumprida, deixando a população de Santa Terezinha apreensiva e descrente quanto ao futuro da obra.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *