Novo espaço para atendimento a pacientes com câncer é inaugurado em Itajaí
Unacon atende pacientes dos 11 municípios da Foz do Rio Itajaí; nova estrutura fica no Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital Marieta
O novo espaço da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) foi inaugurada nesta segunda-feira (27) e vai servir como uma nova estrutura para atendimento aos pacientes com câncer da Foz do Rio Itajaí. O novo espaço fica no terceiro andar do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.
“Para nós é uma imensa alegria poder entregar à comunidade esse novo espaço, moderno, acolhedor, humanizado e que fará a diferença na vida de tantos pacientes oncológicos, pessoas geralmente fragilizadas e que agora contarão com um novo alento, uma nova esperança”, ressalta a Irmã Simone Santana, diretora-geral do Hospital Marieta.
A estrutura usada para os atendimentos desde 2008 contemplava cinco consultórios médicos e um de equipe multiprofissional formada por nutricionistas, psicólogos, assistente social e enfermeiros especializados, além de 24 poltronas de quimioterapia. No Ambulatório de Especialidades, são sete consultórios médicos.
Essa nova estrutura, no entanto, vai mais que dobrar a capacidade de atendimento: serão dez consultórios médicos, quatro consultórios de equipe multiprofissional e 33 poltronas de quimioterapia. Já o novo Ambulatório de Especialidades terá 17 consultórios médicos. “Considerando o valor investido na obra como um todo, estes pavimentos de Unacon e Ambulatório abertos hoje correspondem a cerca de R$ 15 milhões”, diz Tatiane Chemin, gerente de operações do Hospital Marieta.
Demanda atual
Atualmente, a Unacon tem uma demanda de mais de 3,9 mil consultas por mês e 1.585 tratamentos mensais, incluindo quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia. Também são realizadas 100 cirurgias todos os meses. Há ainda o Serviço de Radioterapia, com 1,1 mil sessões mensais, em outro endereço, na Avenida Joca Brandão. Já no ambulatório, o volume de pacientes atendidos gira em torno de 3.300 ao mês. A previsão é de iniciar os trabalhos no local a partir de 6 de março.
Complexo Madre Teresa
O Complexo Madre Teresa vem para expandir alguns departamentos do hospital Marieta. Foram mais de R$ 134 milhões em investimento no prédio anexo à unidade, com mais de 21 mil metros quadrados divididos em 15 pavimentos. Neles, estarão modernos Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unacon, Ambulatório de Especialidades, Pronto Socorro e 241 novos leitos.
Atualmente, o hospital atende os mais de 700 mil habitantes da Foz do Rio Itajaí (11 municípios), e conta com 357 leitos, 1.325 colaboradores, 300 médicos residentes e 42 residentes de medicina.
Em 2022 foram realizadas em média 4.538 atendimentos de Pronto Socorro ao mês e 1.934 internações mensais, resultando em 11.535 procedimentos cirúrgicos, 4.135 partos e 657.407 exames (laboratoriais, métodos gráficos, radiologia, métodos videoscópicos).
FONTE: nd+