Objetivo é ampliar a cobertura da rede de esgoto

Objetivo é ampliar a cobertura da rede de esgoto

A Prefeitura, através do Samae, está trabalhando para aumentar o número de ligações de redes de esgoto no município. Para isso, serão mais de R$ 17 milhões investidos no bairro Serra Alta, com as obras de saneamento básico, provenientes de financiamento via Caixa Econômica Federal e recursos próprios da autarquia. O edital para contratação de empresa especializada para realização dos serviços será lançado em junho, após a liberação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE.

A obra contempla aproximadamente 29 mil metros de rede, 6.430 metros de emissário, 1.863 ligações e 25 estações elevatórias. “O bairro Serra Alta é o maior do município e necessita deste investimento. Sabemos que com esta melhoria, iremos beneficiar diretamente a saúde da população e também o nosso meio ambiente”, salientou o prefeito Antonio Tomazini.

Conforme o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, atualmente, São Bento do Sul possui 41% de cobertura da rede de esgoto, porém, o intuito é seguir o marco legal do saneamento básico, que define metas para os sistemas de esgotamento sanitário no Brasil. “Até 2033, todos os municípios do país devem estar com cobertura de 90% de coleta e tratamento de esgotos. Estamos trabalhando para cumprir a nossa meta, que é iniciar as obras em pontos importantes da cidade para avançar ainda mais neste quesito. Importante ressaltar que no momento, também estamos finalizando as obras de esgoto na Avenida São Bento e ruas laterais, ampliando ainda mais o número de residências atendidas com ligação na rede de esgotamento”, explicou Peters.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *