Obras atua na limpeza do Rio Negrinho
Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Antonio Tomazini esteve com o secretário de Obras, Luiz Neri Pereira (Magrão), para verificar os trabalhos de limpeza do Rio Negrinho, nas regiões do bairro Centenário e Progresso. Os serviços foram concluídos nas proximidades do Loteamento Itália e Morro do Jaraguá e agora, seguirá para as imediações da rua Alberto Torres.
Para o prefeito, esta operação é de extrema importância, pois visa a prevenção de enchentes e também a despoluição dos rios. “Era uma reivindicação antiga da comunidade e graças ao empenho da Secretaria de Obras foi possível realizar esta ação. Com este serviço é possível também, diminuir os impactos das chuvas, que ocasionam as cheias dos rios, ou seja, um trabalho de prevenção em prol da segurança e saúde de todos”, destacou.
O secretário de Obras, Magrão, comentou que esta ação é também realizada constantemente em outros pontos importantes do município. “São vários locais que necessitam de atenção, pois com o trabalho de nossas equipes conseguimos recuperar as margens, limpar e evitar transtornos ocasionados por alagamentos. Ao longo desta semana continuaremos atuando no bairro Centenário para conclusão dos trabalhos, porém temos uma lista de vários locais que precisam passar por esta melhoria e aos poucos, vamos atendendo a todas as solicitações”, disse.
Poluição dos rios – Outra situação recorrente encontrada pelas equipes durante as limpezas são diversos materiais descartados incorretamente, como pneus e colchões. Isso, infelizmente, tranca as galerias, bocas de lobo e tubulações em geral.
Neste caso, pede-se à população que auxilie e faça o descarte correto desses materiais, que podem ser feitos através do programa “São Bento Sempre Limpa” ou no LEV (Local de Entrega Voluntária). O LEV fica localizado na rua Ladislau Jelinsky, no bairro Brasília, com horário das 07h às 19h, todos os dias. Nele, contêineres estão à disposição da população para o descarte gratuito de materiais. Além dos contêineres, o local conta ainda com um ecoponto.
Os materiais recebidos no LEV são: eletrodomésticos de grande porte, sofás e colchões, entulho de construção, madeira, podas de árvores, vidro, papelão, papel, reciclável misto, pneus, roupas usadas/doadas, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
Denuncie: Caso algum morador constate o descarte incorreto de materiais, é solicitada denúncia através da Ouvidoria Municipal pelo atendimento virtual através do aplicativo Atende.Net, ou se preferir pelos telefones (47) 3631-6004 ou 156. A mesma encaminhará para o órgão responsável pela fiscalização.