Oficina Roteirização: Elaboração de Experiências Turísticas

Oficina Roteirização: Elaboração de Experiências Turísticas


Foi promovido na última terça-feira (27), um encontro entre os participantes do projeto “Rotas e Roteiros” em São Bento do Sul. A iniciativa, idealizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa o desenvolvimento sustentável do turismo de Santa Catarina com o Consórcio Intermunicipal Quiriri, tendo o intuito de desenvolver e fortalecer o turismo regional. A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também está participando da ação.

De acordo com Denise Thomas, diretora do departamento de Turismo, o projeto teve início no final do ano passado e desde então, vem contemplando os empreendimentos que aderiram, que observam a criação, planejamento e identificação do que pode ser desenvolvido no setor. ”Estamos focados na demanda com olhar na oferta de como planejar o roteiro, pensando em auxiliar os empreendedores com consultorias, oficinas e também trocas de experiências. Na oficina de roteirização com elaboração experiências turísticas tivemos a participação de 19 empreendimentos, abordando temas importantes que fortalecerão cada segmento”, explicou Denise.

Os temas apresentados na oficina foram: desenvolvimento do conceito do roteiro, segmentação de mercado e personalização, planejamento operacional e levantamento das ações necessárias, além da identificação de possíveis parceiros e outras necessidades.

Etapas do projeto

A implantação do projeto de rotas e roteiros turísticos está sendo realizada a partir de quatro etapas feitas em cada uma das cidades participantes. O primeiro, realizado no final de 2022, classificado como diagnóstico e sensibilização, é composto por atividades de identificação do potencial turístico da região, mapeamento georreferenciado da oferta turística e sensibilização do trade turístico do local.

Neste ano, está sendo trabalhado o desenvolvimento de produtos que consiste, principalmente, na definição do cardápio de produtos e serviços que farão parte da rota turística e na orientação do processo de desenvolvimento, além de garantir que os produtos e serviços possam atender às exigências da demanda.

Depois, a formatação da rota turística reunirá ações para integrar a oferta turística da área com a gestão compartilhada da futura rota. Por fim, a etapa de instrumentos de comunicação e comercialização deve se concentrar no desenvolvimento das ações fundamentais para a promoção e comercialização da rota turística junto às operadoras de agências de viagem e turistas autoguiados, com foco em aumentar o número de visitantes, e consequentemente o faturamento dos empreendimentos.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *