Papanduva será pioneira do projeto “OAB Vai à Escola”, que foi apresentado aos professores.
O Projeto “OAB Vai à Escola” foi apresentado aos professores do município no início na última semana, em um encontro realizado no Ginásio de Esportes da Escola Rubens Jazar, pelos advogados membros da “Comissão Temática OAB Vai à Escola”, Roseli Greffin, Igor Juliano Conzatti, Matheus Wünsche, e pela professora e advogada Terezinha de Fátima J. Scziminski, da cidade de Canoinhas.
Este programa, que será novidade nas salas de aula das turmas do 5º ano da rede municipal, surgiu de uma iniciativa do Vereador Alexandre Grabovski, que elaborou o projeto de lei, em parceria com a 17ª Subseção de Canoinhas, da Ordem dos Advogados do Brasil.
O principal intuito deste projeto é permitir que os alunos das escolas municipais possam aprender noções básicas de Direito e Cidadania.
O Programa “Direito na Escola” será desenvolvido com atividades extracurriculares, e as aulas serão aplicadas por advogados, que devem estar devidamente inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, indicados pela diretoria da OAB Canoinhas, através da “Comissão Temática OAB Vai à Escola”.
Os conteúdos das aulas serão:
Direitos e Garantias Fundamentais; Os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil; Noções de Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Trabalhista, Direito Tributário, Direito Previdenciário e Direito Eleitoral.
Para a Secretaria da Educação Bernadete Wiliczinski, projetos como este são de fundamental importância, principalmente porque despertam a curiosidade dos alunos em entender assuntos que são presentes no cotidiano dos adultos, e futuramente farão parte de seu dia-a-dia.