Pecuaristas do Planalto Norte conhecem experiência exitosa em Pecuária de Leite

A Epagri buscando mostrar uma realidade diferente do habitual, levou um grupo de pecuaristas e técnicos para a região Oeste do Estado de Santa Catarina para conhecer experiências exitosas em pecuária de leite a base de pastagens perenes de verão e participar do 12° Simpósio Sul Brasileiro de Bovinocultura de Leite.
O grupo foi composto por 37 pessoas, pertencendo aos municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis e Porto União. A viagem técnica contou com a parceria das cooperativas Cooperleite e Caflemav, ambas ligadas a cadeia leiteira.
O 12° Simpósio Sul Brasileiro de Bovinocultura de Leite aconteceu em Chapecó nos dias 07, 08 e 09 de Novembro e contou com a participação de mais de 1 mil pessoas. No simpósio foram apresentadas palestras sobre diversos temas referentes a cadeia leiteira por autoridades do setor, como pesquisadores, técnicos, produtores. Também aconteceu a apresentação de trabalhos acadêmicos, e participação em um dia de campo, conhecendo “in loco”, muitas das tecnologias apresentadas.
Foi possível conhecer experiências em mais propriedades na região de Concórdia, demonstrando que, o trabalho desenvolvido pela Epagri naquela região está dando resultados positivos e importantes, pois são possíveis de serem replicados nas demais regiões do Estado.
“O que chama a atenção são os resultados econômicos atingidos pelas propriedades visitas. As propriedades possuem fortes resultados econômicos nos últimos 5 anos, com destaque para a margem líquida superior a R$ 20.000,00 por hectare no ano de 2022, mostrando o forte potencial de geração de renda por área que a atividade leiteira possui, e que podem ser perseguidos e replicados por nós, aqui na região do Planalto Norte Catarinense”, cita o engenheiro agrônomo Marlon Dutra, responsável pelo projeto de pecuária da Epagri na região do P.N.C.
Temos importantes parceiros aqui na região como as cooperativas que participaram da viagem técnica, e o intuito de conhecer uma realidade diferente é levar o grupo a despertar para o potencial que cada propriedade possui, dentro da sua realidade, de poder atingir lucros maiores, com responsabilidade ambiental e social, que é a forma como a Epagri entende e trabalha para o desenvolvimento regional.


