Pensamento Computacional: diretores, especialistas e coordenadores recebem orientações iniciais sobre a disciplina

Pensamento Computacional: diretores, especialistas e coordenadores recebem orientações iniciais sobre a disciplina

✅️Na última quarta-feira, 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião com Diretores, Coordenadores e Especialistas em Assuntos Educacionais da rede municipal de ensino, onde o professor Jaison Ferreira abordou a disciplina de Pensamento Computacional.

📌Entre os tópicos foi trabalhado a questão histórica da disciplina,como surgiu, quais os pilares, objetivo do Pensamento Computacional na escola, como vai ser trabalhado em sala de aula, quais áreas aborda, inclusive com atividades práticas para os profissionais pudessem sentir como é ser aluno de pensamento computacional.

💬Conforme destacou o professor Jaison Ferreira, “essa disciplina além de ser inovadora na matriz curricular, está alinhada com outras disciplinas da grade sendo aliada à resolução de problemas com maior agilidade, trabalhando muito o raciocínio lógico, e indo muito além do simples uso de ferramentas tecnológicas como o computador por exemplo. A disciplina será um grande avanço na nossa rede”, disse.

💬Josias Terres, secretário de educação também destacou o quanto a disciplina vai agregar no ensino fundamental anos iniciais e disse, “agradecemos ao professor Jaison por compartilhar conosco seu conhecimento e assim desmistificar alguns pontos de que essa disciplina é trabalhada apenas com computador, informação totalmente equivocada. O pensamento computacional aplicado ao ensino é a incorporação de formas de pensar e buscar conhecimento incentivando o desenvolvimento dos alunos”, disse.

➡️O pensamento computacional é a disciplina que está sendo agregada a Matriz Curricular do ensino fundamental anos iniciais, do 1º ao 5º ano, a partir do ano letivo de 2023, a qual já foi implantada em 2022 na escola integral e foi um grande destaque na rede municipal de ensino sendo ampliada na grade para que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender mais sobre robótica, programação e outras frentes da disciplina computacional.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *