Pensamento Computacional na grade curricular
A Secretaria de Educação de São Bento do Sul emitiu uma nota explicando as alterações que serão promovidas na grade curricular a partir de 2025. O objetivo é incorporar a disciplina de Pensamento Computacional do 6º ao 9º ano, sendo que do 1º ao 5º ano já está implantado na rede municipal desde 2023.
Essa mudança está alinhada às diretrizes da BNCC Computação e em conformidade com a Lei 14.533 de 2023, que institui a Política Nacional de Educação Digital.
A alteração já foi apresentada, discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME-SBS), assegurando a legalidade do processo e o equilíbrio da nova grade curricular. Entretanto, foi realizado um encontro com os professores nesta segunda-feira (18), onde a Secretaria se colocou à disposição para ouvir sugestões e analisar ajustes propostos.
Pensamento Computacional
A inclusão do Pensamento Computacional para os anos finais é essencial para desenvolver nos estudantes habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, compreensão do mundo digital, programação e robótica, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo, assim como já fora implantado nos anos iniciais (1º ao 5º ano), gerando resultados positivos para a rede.
Relevância e condições de implementação
– SAEB e IDEB: Os conteúdos dessa disciplina possivelmente serão avaliados no próximo SAEB, influenciando diretamente no IDEB do município.
– VAAR/FUNDEB 2026: A implantação até 2025 é necessária para que o município possa receber recursos financeiros adicionais do VAAR/FUNDEB em 2026.
– Capacitação Docente: As equipes técnicas da Semed já estão participando de orientações/treinamentos promovidos pelo MEC/UNDIME, para uma implementação qualificada e eficiente.
A opção por implementar o Pensamento Computacional como componente curricular se faz necessária, segundo a Semed, devido a:
– Investimentos em equipamentos tecnológicos já realizados e os previstos em planejamento.
– Programação de treinamento especializado para docentes, que será intensificado no próximo ano.
– Acompanhamento pedagógico específico na disciplina.
– Compromisso com o Pacto da Inovação, que reforça a importância de preparar estudantes para os desafios do futuro.
-Contratação de consultoria para estruturar toda a implementação e monitoramento. (SESI – UDESC) parcerias em tratativas.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que a evolução constante da rede municipal de São Bento do Sul é fruto dos esforços de todos os atores envolvidos no processo de ensino.