Prefeitos conhecem funcionamento da Usina de Processamento de Resíduos
O prefeito Antonio Tomazini recebeu nesta terça-feira (6), em seu gabinete, os prefeitos dos municípios de Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Frei Rogério, Curitibanos, Brunópolis e Lebon Régis. A visita teve como objetivo principal conhecer o processo de funcionamento da Usina de Processamento de Resíduos (UPR) do município. O diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, acompanhou o encontro.
De acordo com o prefeito Antonio Tomazini, mais de R$ 1 milhão foi investido para tornar a usina operacional. “Após um período de intensos testes, excelentes resultados foram obtidos. Com a usina em funcionamento, o lixo recolhido na cidade é coletado e transformado em diversos materiais plásticos, como tijolos, tubos e pavers, que são utilizados nas obras públicas”, comentou.
Após a reunião, os prefeitos foram até a Usina de Processamento de Resíduos (UPR) para conhecer todo processo.
Entenda como funciona a Usina
O processo de transformação do lixo inicia pelo “rasga-saco”, onde é feita a separação do material recebido no local. Objetivo é retirar da esteira itens que não podem ser reciclados, como pilhas e baterias, por exemplo. A partir de então inicia todo o processo de trituração dos resíduos que em seguida são enviados para moldes dos materiais e com alta temperatura, estes itens são processados e ganham forma, como pavers, tubos, tijolos e outros materiais.
Lixos úmidos e orgânicos têm outro destino. Eles são enviados para um biodigestor, onde são transformados em biogás. O biogás movimenta um gerador de energia elétrica e a eletricidade é injetada na rede da Celesc, abatendo o valor da fatura a ser paga pelo Samae.