Prefeitura de Canoinhas estuda distribuição de sêmen sexado para pecuaristas

A qualidade do rebanho bovino leiteiro canoinhense continua sendo pauta para o Governo do Município de Canoinhas. “Estamos estudando a viabilidade da inclusão de sêmen sexado de raças leiteiras, tecnologia que permite aumentar a taxa de nascimento de fêmeas, garantindo a reposição do plantel de forma mais eficiente”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Gildo Stoker.
Além disso, a secretaria avalia a introdução de novas opções de raças de gado de corte. O investimento nessa área busca aprimorar a qualidade dos bezerros provenientes de vacas leiteiras agregando valor à comercialização dos animais.
“Estamos sempre buscando novas formas de incentivar a pecuária no município, oferecendo alternativas para que os produtores possam melhorar seus rebanhos e aumentar a rentabilidade da atividade”, destaca a prefeita Juliana Maciel.
Entre de sêmen e nitrogênio
A Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, entrega periodicamente nitrogênio líquido e sêmen bovino para os produtores rurais do município. A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Pecuária Leiteira e tem como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho leiteiro e fortalecer a economia das famílias produtoras.
O programa busca fomentar a produção leiteira com animais de alto desempenho, que apresentem boa conversão alimentar em leite e baixo custo de produção, tornando a atividade mais rentável para os pequenos produtores. Além do material genético, o investimento inclui a distribuição de luvas e bainhas para inseminação artificial.
“Nosso compromisso é fortalecer o setor agropecuário e garantir que nossos produtores tenham acesso a tecnologias que aumentem a produtividade e a qualidade do leite produzido em Canoinhas”, ressalta a prefeita Juliana.
Nesta semana novo lote de sêmen e nitrogênio foi entregue aos produtores. Neste mesmo dia, o secretário de Desenvolvimento Rural, Gildo Stoker se reuniu com os produtores rurais, acompanhado dos médicos veterinários Luiz Matheus Trevisani e Ricardo Schivinski. Durante o encontro, foram discutidos o andamento do programa e estas novas iniciativas para o setor.
Estas ações são realizadas com recursos próprios do município e as entregas ocorrem a cada 35 a 45 dias, garantindo o abastecimento regular de nitrogênio líquido e doses de sêmen para os produtores. Dessa forma, o programa mantém a viabilidade das inseminações artificiais, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária local e o fortalecimento da economia rural em Canoinhas.