Premiação da 2ª edição do concurso “Eu curto a Mata Atlântica”
Na última quarta-feira (30), a cidade de São Bento do Sul celebrou a realização da premiação da 2ª edição do concurso “Eu curto a Mata Atlântica”. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e EPAGRI, trouxe à tona o compromisso das escolas e dos alunos com a educação ambiental.
O objetivo central do concurso foi promover a conscientização ambiental nas escolas, estimular o entendimento e a importância da preservação do bioma da Mata Atlântica, bem como cultivar a criatividade e a observação ambiental. O concurso proporcionou aos estudantes a oportunidade de reconhecer os talentos locais e aprender de maneira didática sobre o bioma da Mata Atlântica.
Este ano, o concurso ganhou um caráter temático, com a espécie representativa da flora sendo a erva-mate. Essa escolha refletiu a relevância agrícola regional desse elemento, seu uso sustentável nas florestas e a conexão com a Indicação Geográfica da erva-mate no Planalto Norte Catarinense. Quanto à fauna, as abelhas sem ferrão (Melíponas) foram as escolhidas como representantes. Elas foram selecionadas devido ao papel estratégico que desempenham na restauração das florestas e na produção de alimentos para a vida humana.
O Prefeito Antonio Tomazini enalteceu a dedicação dos envolvidos nesse grande projeto e parabenizou os jovens que participaram com entusiasmo e criatividade. “Através deste concurso às crianças tiveram a oportunidade única de aprender sobre a flora e a fauna local”, disse Tomazini.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Ermínio Grein, expressou sua gratidão pelo apoio do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Também destacou: “Nossos agradecimentos aos patrocinadores, que desempenharam um papel fundamental no sucesso do concurso”. As empresas patrocinadas são: RMS do Brasil Administração de Florestas, Condor SA, Oxford, Bio Consultoria, URVE – Usina Rio Vermelho de Energia, STEELMAST, ARLERU – Associação Recreativa Leopoldo Rudnick, Casa SaBIO, Meliponário Marco Véio e Erva Mate Tupan.
A premiação da 2ª edição do concurso “Eu curto a Mata Atlântica”, também contou com a presença das Vereadoras Terezinha Dybas e Carla Hofmann, e do Chefe de Gabinete José Dorival Dums, além de secretários, diretores e demais servidores e comunidade em geral.
Todos os alunos participantes do concurso receberão um brinde como reconhecimento por sua dedicação em “Curtir a Mata Atlântica”. Além disso, os desenhos e tirinhas produzidos estão expostos no Museu Natural até o final de setembro, permitindo que a comunidade aprecie o talento e a consciência ambiental dos jovens artistas.
O concurso contempla 11 escolas municipais, com um total de 732 inscrições divididas em quatro categorias: Desenho Fauna, Desenho Flora, Tirinha Fauna e Tirinha Flora. Todos os participantes foram reconhecidos por sua criatividade e qualidade de trabalho.
Segue abaixo a lista dos alunos que se destacaram em cada categoria:
Desenho Flora:
1º Lugar – Nicolas B. Iargas (8º 02) – EBM Dr. Hercílio Malinowsky 2º Lugar – Rafaela Cristofff (7º 01) – EBM Prefeito Antonio Treml 3º Lugar – Gabriela Taschek Hüttl (7º 02) – EBM Professora Lucia Tschoeke
Desenho Fauna:
1º Lugar – Heitor Altmann da Rocha (8º 02) – EBM Coronel Osny Vasconcelos 2º Lugar – Lucas Felipe Paulista (8º 01) – EBM Dr. Hercílio Malinowsky 3º Lugar – Lubia Lampugnani (8º 01) – EBM Dr. Hercílio Malinowsky
Tirinha Flora:
1º Lugar – Nicole Machado de Sales (6º 02) – EBM Professora Lúcia Tschoeke 2º Lugar – Leandrine Warginowski (6º 01) – EBM Professora Lúcia Tschoeke 3º Lugar – Nicolly Yasmim Stuber (8º 01) – EBM Prefeito Antonio Treml
Tirinha Fauna:
1º Lugar – Eloisa Milena Dacoregio (8º) – EBM Maria Waltrudes de Vasconcelos Krüger 2º Lugar – Emanuely Antonowicz (6º 01) – EBM Professora Lúcia Tschoeke 3º Lugar – Thamires Eduarda Cordeiro Dhein (8º 02) – EBM Prefeito Antonio Treml
A premiação destacou não apenas o talento artístico dos alunos, mas também a conscientização e o compromisso desses jovens em relação à preservação dos valores do bioma da Mata Atlântica.