Presidente da Unimed, Alberto Gugelmin Neto, morre aos 56 anos e será sepultado em Mafra

Presidente da Unimed, Alberto Gugelmin Neto, morre aos 56 anos e será sepultado em Mafra

O médico urologista era presidente da cooperativa médica desde 2015 e enfrentava o câncer de pâncreas há mais de dois anos

O presidente da Unimed Federação de Santa Catarina e vice-presidente da Unimed Mercosul, Alberto Gugelmin Neto, morreu aos 56 anos, nesta segunda-feira (5), vítima de câncer de pâncreas. O médico urologista era presidente da cooperativa médica desde 2015 e enfrentava o câncer há mais de dois anos, conforme cita nota da Unimed.

Dentre os seus vários feitos, Gugelmin criou o programa “De Repente o Câncer”, para promover a prevenção, ajudar os pacientes em tratamento e agilizar o atendimento, desde o diagnóstico até os cuidados paliativos

Em sua última fala pública, Gugelmin abriu o 19º Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina (SUESC) com um discurso emocionante e comovente o qual retratou as dificuldades com a doença e fez declarações sobre a fé em Deus e gratidão pelos momentos do dia a dia.

É necessário estar preparado para lidar com os desafios, mas isso não significa que devemos nos desesperar, mesmo após notícias de metástase vir à tona. Vi que a fé é fundamental em momentos como este, pois nos ajuda a encontrar força e coragem para enfrentar o que vem pela frente, de cabeça erguida”, contou Gugelmin em seu discurso.

“E por fim, a responsabilidade com a gratidão que devemos ter por todos os momentos. Agradecer ao acordar e ter tido uma ótima noite de sono […]. Agradecer ao ir trabalhar, coisa que pode parecer banal, mas muitos reclamam. Saiba que quando está em tratamento, ficar 12 horas trabalhando é muito melhor do que ficar em quimioterapia. Devemos confiar em Deus, que cuida para oferecer os melhores momentos e aprendizados possíveis. Que cuida do nosso corpo, mente e espírito e ajuda a buscar apoio emocional quando necessário”, complementou o médico.

Alberto deixou a esposa Cristina, os filhos Brenda e Lucas, a mãe Eloá, os irmãos Emerson, Ana Cláudia e Ana Lúcia.

O velório ocorre nesta terça-feira (6), a partir das 6h, na Igreja Sagrada Família, em Mafra. Em seguida, às 14h30, ocorre a missa de corpo presente, no mesmo local. A despedida e o sepultamento no Cemitério Municipal de Mafra será às 16h.

FONTE: nd+

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *