Primeiro passeio do projeto “Nos Trilhos do Conhecimento” é realizado entre Antonina e Morretes

Primeiro passeio do projeto “Nos Trilhos do Conhecimento” é realizado entre Antonina e Morretes

Tiveram início nesta quarta-feira (28), em Antonina, as primeiras ações do projeto “Nos Trilhos do Conhecimento”. Uma cerimônia de lançamento no Teatro Municipal da cidade reuniu lideranças de Antonina e Morretes – municípios contemplados pelo projeto – além de representantes da Rumo Logística e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O projeto possibilitará que estudantes das cidades do Paraná aprendam sobre segurança ferroviária, preservação ambiental, cultura e história locais por meio de oficinas e passeios de trem exclusivos pela região – já consagrada no roteiro do turismo ferroviário pelos passeios em diferentes temporadas do ano.

“É uma alegria estarmos aqui hoje para apresentar este projeto que não apenas enaltece a história ferroviária da nossa região, mas também sua importância como vetor de desenvolvimento cultural, social e ainda educacional. ‘Nos Trilhos do Conhecimento’ tem como missão oferecer às novas gerações uma verdadeira imersão. E que assim seja”, destacou Marlon Ilg, presidente da ABPF.

Uma experiência pela Estrada de Ferro Dona Isabel

Após a cerimônia de lançamento, a Estação Ferroviária de Antonina recebeu o primeiro passeio do projeto. A Maria Fumaça Mogul nº 11, de 1884, partiu da estação às 9h30min com 148 adolescentes e professores da rede de ensino de Antonina. A bordo da mais antiga locomotiva em operação no Brasil e a única ativa no Paraná, o grupo percorreu 16 quilômetros pelos trilhos da Estrada de Ferro Donna Isabel, passando por pontes, chácaras e manguezais em meio à Mata Atlântica.

Conduzidos por monitores que proporcionaram imersão histórica e educacional, o passeio com destino à Morretes levou pouco mais de 1 hora.

Lorena, aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Brasílio Machado, fez o passeio pela primeira vez na manhã de hoje. “Gostei muito da experiência, aprendemos sobre diferentes temas e ainda fizemos um passeio com nossos colegas”, comentou. A colega, Amanda, resumiu a experiência de hoje em uma frase: “Nunca andei de trem antes, então foi uma experiência maravilhosa que com certeza quero repetir”, disse. Davi Miguel, aluno do Centro Estadual, recomenda o passeio pela forma como a região é mostrada através dos trilhos. “Muito interessante conhecer lugares da nossa região que nunca havíamos visitado antes, ainda mais por um ponto de vista diferente, de dentro do trem”, reflete.

À tarde, perto das 14h30min, outros 148 estudantes de Morretes partem da estação ferroviária fazendo o trajeto contrário, rumo à Antonina, totalizando 296 passageiros entre as duas viagens do dia. O mesmo número é esperado para os passeios da quinta-feira (29), para o mesmo cronograma e trajeto.

O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e é fruto de uma parceria entre a Lume Gestão Cultural e a ABPF, com o apoio das Prefeituras de Antonina e Morretes e o patrocínio da Rumo Logística. A realização é do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Oficina sobre segurança ferroviária

Antes de partir para o passeio, os alunos participaram de oficinas que ensinam sobre segurança ferroviária, tema central do projeto, dada a proximidade de diversas comunidades às linhas férreas ativas do Estado. O encontro também possibilita conhecimentos históricos da região, além do compartilhamento de regras para preservação ambiental. As informações estão disponíveis em uma cartilha com informações práticas distribuída no final da oficina.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *