Professores receberam formação sobre Pensamento Computacional*
Na última semana, professores da rede municipal de ensino receberam formação sobre a disciplina de Pensamento Computacional, como forma de orientação e planejamento para o início da aplicação da disciplina na rede municipal de ensino.
A disciplina de Pensamento Computacional foi incluída na grade curricular dos anos iniciais passando a ser incluída na rede municipal neste ano de 2023. Em 2022 apenas alunos das escolas integrais tinham acesso e, a partir de então, todas as turmas de 1º ao 5º ano passam a ser contempladas com essa inovação na rede.
A formação foi conduzida pelo professor Jaison Ferreira, e foram abordadas temáticas como programação e raciocínio lógico em suas diversas possibilidades para a educação básica. Conforme destacou Jaison, “foi um dia de formação bastante produtivo onde exploramos várias frentes da disciplina e os professores receberam o conteúdo teórico e principalmente realizaram atividades práticas. Vamos continuar trabalhando juntos, e em breve teremos novos encontros para trabalhar a disciplina de pensamento computacional”, finalizou.
Josias Terres, Secretário de Educação comentou, “estamos acompanhando cada passo da implantação desta disciplina inovadora na grade curricular, que só tem a agregar com o ensino do município. Essa disciplina faz com que o aluno desenvolva habilidades desde pequeno, abrangendo novas formas de pensar, aprender e construir pensamentos lógicos somando com a resolução de problemas também de outras disciplinas. A tecnologia está cada vez mais inserida no contexto educacional da rede municipal e estamos acompanhando essa transformação muito positiva. Esperamos que os professores tenham gostado da formação”, finalizou.
Entre vários benefícios e objetivos, a disciplina de Pensamento Computacional incentiva a criatividade, raciocínio lógico, tomada de decisão, solução de problemas e também o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.