Programação marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual
Nesta quinta-feira (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em São Bento do Sul, diversas ações foram preparadas pela equipe da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade na prevenção e enfrentamento desse grave problema.
O cronograma desta quinta-feira começa com atividade pela manhã, onde a equipe realizará a entrega de materiais informativos no Germânia Super Center, e à tarde, no Fort Atacadista. Além disso, nesta sexta-feira (19), às 14 horas, ocorre uma palestra ministrada pelo Coordenador do Serviço de Acolhimento Familiar, Alex Sandro Schlepka, no Empório Vó Lice. Já no dia 24 de maio, às 14 horas, uma palestra será realizada na Empresa Oxford, ministrada pela Coordenadora do CREAS, Glaucia Mosqueta Schlepka.
O CRAS Serra Alta também promoverá atividade relacionada ao tema. Nesta quarta-feira, dia 18, às 13h30, será exibido um vídeo, seguido de atividades para mães e filhos, lanche e encerramento. Entre os dias 22 e 31 de maio, o CRAS oferecerá oficinas esportivas, atividades com um mural interativo e a árvore da prevenção.
No CRAS Centenário, diversas palestras foram realizadas desde o começo do mês nas escolas, abordando o tema do combate ao abuso e à exploração sexual. Além disso, na quarta-feira, dia 17, foi promovida uma caminhada de conscientização envolvendo alunos de unidades educacionais e a Banda Marcial da EBM Coronel Osny Vasconcellos, juntamente com a comunidade. A caminhada finalizou com um canteiro de flores produzido pelos alunos na rotatória próximo ao terminal de ônibus.
No CRAS Oxford, no dia 22 de maio, será realizada uma palestra para adultos e teatro para crianças durante todo o dia, em parceria com a EBM Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger. No dia 23 de maio, a programação se repetirá, porém apenas no período vespertino.
Dados – Em São Bento do Sul, no ano de 2021, foram registrados 40 casos de estupro, 14 casos de importunação sexual e 9 casos de Atos Infracionais (AI) envolvendo autores menores de idade.
Em 2022, foram registrados 43 casos de estupro, 17 casos de importunação sexual e 13 casos de AI. Já em 2023, até o momento, foram registrados 8 casos de estupro, 6 casos de importunação sexual e nenhum caso de AI.
É fundamental ressaltar que todas as denúncias envolvendo crianças e adolescentes são apuradas por meio de procedimento policial, e os valores mencionados representam o número de procedimentos instaurados e não refletem o número de indiciamentos por esses crimes.
Denuncie! – Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.
Para denunciar, basta entrar em contato com o Conselho Tutelar Municipal pelo telefone (47) 3634-2316 ou pelo disque 100, que funciona 24 horas e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes.