PROJETO EDUCAMAKER
Alunos e professores do projeto EducaMaker, localizado na EBM Professora Adélia Lutz, desenvolveram ao longo do ano de 2022 um projeto voltado à reutilização de óleo de cozinha, que após processado é transformado em sabão líquido e em barra, denominado “Espumaker”.
E para incentivar essa prática que visa beneficiar o meio ambiente com o descarte correto do óleo de cozinha, foi instalado um estande no hall de entrada da Secretaria Municipal de Educação para que todos os interessados retirem seu sabão ao deixar um litro de óleo utilizado.
Trata-se de uma troca inteligente, pois o óleo de cozinha usado e sem serventia para práticas culinárias poderia ser descartado de maneira incorreta e prejudicar o meio ambiente, pois a cada gota de óleo usado pode contaminar até 20 litros de água potável. E desta forma, além de ser uma prática sustentável a troca permite a retirada de sabão líquido ou em barra produzido com sabão do próprio óleo que foi reutilizado.
Para o Secretário de Educação, Josias Terres, “queremos parabenizar os envolvidos nesse projeto fantástico que demonstra responsabilidade e preocupação com o meio ambiente, dando maior significado ao projeto com práticas educativas como essa. Parabéns professores e alunos, vocês desenvolvem um trabalho maravilhoso frente ao laboratório maker. Os interessados, podem procurar a Secretaria Municipal de Educação para realizar a troca”, disse.