Projeto “Fábrica de Gaiteiros” é iniciado 

Projeto “Fábrica de Gaiteiros” é iniciado 

Uma parceria entre a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Fundação Cultural, e SESC (Serviço Social do Comércio) foi firmada para promover a “Fábrica de Gaiteiros”, projeto do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. A iniciativa visa contemplar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, de baixa renda, para aprenderem a tocar acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos. 

O prefeito Antonio Tomazini participou do evento de apresentação do projeto. “Fico muito feliz com esta iniciativa, principalmente por atender as crianças de nosso município. Isso é inclusão social, aprendizado e fortalecimento da cultura. Agradecemos ao SESC por esta parceria e todos os profissionais do poder público envolvidos nesta ação”, comentou. 

Conforme explicou a Gerente da Unidade SESC de São Bento, Sibeli Contesini, a tratativa foi iniciada já no ano passado, com o objetivo de promover o acesso ao ensino da música e também prática do instrumento. “É uma alegria imensa fazer parte dessa iniciativa, pois quando unimos esforços e trabalhamos na mesma direção, as coisas realmente acontecem. Além disso, temos uma equipe pronta para atender todos os alunos beneficiados”, destacou. 

As inscrições já estão abertas e o público atendido é de 7 a 15 anos, com renda familiar de até três salários mínimos. “Contamos também com o apoio da Secretaria de Assistência Social para, através dos Cras, atender as crianças da comunidade. Esta é mais uma ação promovendo o investimento na cultura são-bentense, pois também estamos com outras demandas em prol deste desenvolvimento, como as reformas no Museu, Escola de Música, sede da Fundação e trabalhos para lançamento de editais de apoio aos artistas culturais”, frisou a diretora presidente da Fundação Cultural, Bárbara Simone da Silva. 

Como se inscrever – As matrículas já estão abertas e os pais ou responsáveis devem procurar o SESC de São Bento do Sul, localizado na rua Jorge Zipperer, n° 101, no Centro, para a inscrição.

Em caso de dúvidas também é possível entrar em contato com o telefone 3633-0658. As aulas serão ministradas pela professora Bruna Roesler Rudnick, com apoio da técnica de Educação e Cultura do SESC, Patrícia Simone Wilaczynski. 

Em abril será feito o show de lançamento com a participação de Renato Borghetti e alunos, também fazendo parte da programação de aniversário dos 150 anos de São Bento do Sul.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *